Neva ou não neva? Confira vídeos da chuva congelada na Serra Catarinense

Fenômeno indica estágio inicial da neve antes de sua forma mais tradicional: em flocos

Turistas amantes do frio já estão em São Joaquim, na Serra Catarinense, registrando as pedrinhas de gelo caindo e também derrubando os ponteiros dos termômetros nesta sexta-feira (2). A expectativa, agora, é para que a neve finalmente apareça!

São Joaqui é contemplada com o fenômeno de chuva congelada nesta sexta-feira (2) – Osvaldo Sagaz/RICTV

Isso porque o fenômeno indica o estágio inicial da neve antes de sua forma mais tradicional – em flocos. A chuva congelada ocorre quando a precipitação (chuva) cai na forma de gelo, mas não é confundida com granizo porque ocorre sempre em áreas de transição entre a chuva e a neve.

Confira os vídeos:

Fim de semana gelado

A partir desta sexta-feira (2), as temperaturas entram em declínio acentuado em todas as regiões de Santa Catarina. Em alguns locais, a mínima registrada à noite pode ficar abaixo de 0°C, inclusive com possibilidade de neve.

A expectativa de neve é para as regiões do Planalto Sul e parte do Meio-Oeste devido a uma massa de ar polar que passa pelo Estado, trazendo o frio. Há também previsão de chuva no fim da tarde e início de noite desta sexta e madrugada de sábado, porém de fraca intensidade e mal distribuídas.

Confira mais detalhes com o repórter Osvaldo Sagaz:

+

Tempo