Neve em SC: 12 cidades têm chance de registrar o fenômeno; veja lista e quando

O meteorologista Piter Scheuer cita onde a neve pode aparecer entre a noite da quarta-feira (28) e a madrugada e manhã da quinta-feira (29)

A semana começou com temperaturas elevadas em boa parte dos municípios de Santa Catarina, mas não por muito tempo. Uma onda de frio deve chegar com tudo, principalmente a partir de quarta-feira (28), deixando as temperaturas próximas de 0°C em todo o Estado.

neveA neve pode ocorrer principalmente em algumas cidades da Serra Catarinense – Foto: Felipe Bottamedi/NDmais

E a neve? Quais cidades de Santa Catarina podem registrar o fenômeno na semana que promete ser a mais fria dos últimos 66 anos? O ND+ conversou com o meteorologista Piter Scheuer e ele lista alguns dos municípios catarinenses que poderão registrar neve.

Scheuer ressalta que, apesar da chance de neve em cidades de SC, essa massa de ar polar não chama a atenção pelo fenômeno, mas sim pelo frio intenso com temperaturas negativas, que podem chegar a -12°C em alguns pontos do Estado.

Quais cidades podem registrar neve?

O meteorologista afirma que as cidades com maior probabilidade de registrar neve e chuva congelada, entre a noite de quarta-feira (28) e a madrugada e a manhã de quinta-feira (29), estão na Serra catarinense.

Nesses municípios, as temperaturas ficarão entre -9 a -12°C. São elas: São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici.

Segundo Scheuer, outras cidades que poderão registrar neve, porém de forma bastante pontual e isolada, estão em algumas áreas altas do Oeste e Meio-Oeste do Estado, além da Serra, onde as temperaturas podem ficar na faixa de -8°C.

São elas: Caçador, Fraiburgo; Campos Novos, Lages, Irani, Água Doce, Ponte Serrada e Faxinal dos Guedes.

O meteorologista cita que no Extremo-Oeste a probabilidade é baixa e pode ocorrer apenas na divisa com o Paraná em áreas acima de mil metros, como em Campo Erê (SC), por exemplo.

nevePaisagens da Serra Catarinense — Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC/ND

Geada

Scheuer ressalta que além do risco de neve, algumas cidades catarinenses também poderão ter geada generalizada com intensidade de moderada a forte.

O fenômeno deverá ocorrer em todas as cidades entre o Oeste, Meio-Oeste, Serra catarinense e Planalto Norte e com menor probabilidade no Litoral e Vale do Itajaí.

Em Chapecó, por exemplo, as temperaturas poderão ficar entre 0°C a -4°C nas áreas de topo e nas baixadas entre -4°C a -6°C, mas não deve nevar, apenas gear.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...