Nevoeiros prejudicam trânsito e decolagem no aeroporto de Florianópolis

Fenômeno antecede chegada da frente fria ao Estado e deixa o tempo úmido

Fortes nevoeiros restringem a visibilidade em Florianópolis nesta terça-feira (10). No Aeroporto Internacional Hercílio Luz, decolagens foram adiadas. Os motoristas devem ficar atentos, especialmente em algumas áreas da Capital, como na Ponte Hercílio Luz, onde a neblina está mais intensa.

Nevoeiros na Ponte Hercílio Luz prejudicam visibilidade nesta terça-feira (10) – Foto: GMF/Divulgação/NDNevoeiros na Ponte Hercílio Luz prejudicam visibilidade nesta terça-feira (10) – Foto: GMF/Divulgação/ND

Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, os nevoeiros antecedem a frente fria. “A massa de ar seco fica mais aquecida ainda, então o ar quente, ao entrar em contato com a superfície fria, condensa, o que forma os nevoeiros e restringe a visibilidade”, aponta.

Martins explica que a visibilidade é restringida tanto na horizontal quanto na vertical e como é muito úmido, dá uma sensação de frio. “A visibilidade fica bem reduzida, o que impacta a entrada e saída de navios em portos e adia decolagens, por exemplo”, diz.

Visibilidade no Aeroporto Internacional Hercílio Luz está prejudicada nesta manhã – Foto: Paulo Rolemberg/NDVisibilidade no Aeroporto Internacional Hercílio Luz está prejudicada nesta manhã – Foto: Paulo Rolemberg/ND

Ainda conforme o meteorologista, a tendência é de os nevoeiros se dissiparem ao longo do dia no Estado.

No entanto, em regiões próximas a áreas verdes e marítimas, como é o caso de Florianópolis, a visibilidade pode ser afetada ao longo do dia. Assim, o que pode definir a permanência de nevoeiros é a variação dos ventos.

Nevoeiros afetam visibilidade na Capital – Vídeo: GMF/Divulgação/ND

Segundo o repórter do Grupo ND Paulo Rolemberg um voo com destino a Brasília, previsto para sair às 5h35, foi adiado para as 6h10. Entre os passageiros estavam deputados catarinenses, como a deputada federal Angela Amin (Progressistas).

Previsão do tempo em SC

A Epagri/Ciram informa que haverá sol entre muitas nuvens em Santa Catarina ao longo desta terça. Os nevoeiros devem atingir todo o Estado, provocando restrições de visibilidade.

Entre a tarde e a noite, há possibilidade de chuva e trovoada isolada no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

A temperatura deve diminuir no decorrer do dia, do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões, permanece mais elevada. A chegada da frente fria é associada a um ciclone extratropical no oceano.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...