Novas réguas de medição do rio Itajaí-Açu serão instaladas em Blumenau

Equipamentos chegam para reforçar o trabalho da Defesa Civil, sobretudo em casos de enchente

O monitoramento do rio Itajaí-Açu, em Blumenau, será reforçado. Até o fim do mês devem ser instaladas 17 novas réguas de medição. Os equipamentos chegam para reforçar o trabalho da Defesa Civil, sobretudo em situações de enchente.

Novas réguas de medição do rio Itajaí-Açu serão instaladas em Blumenau – Foto: Bruno César/ND MaisNovas réguas de medição do rio Itajaí-Açu serão instaladas em Blumenau – Foto: Bruno César/ND Mais

No início desse ano, quando as frequentes chuvas trouxeram preocupação à cidade, apenas o sensor da Agência Nacional de Águas apontava o nível do rio em Blumenau. Quando o equipamento falhou, a Defesa Civil ficou quatro horas sem informações.

Técnicos da Epagri estiveram, durante a última semana, no talude da Avenida Beira-Rio, próximo à Ponte Adolfo Konder, para definir os locais dos novos equipamentos. Com essa fase vencida, resta agora fazer a concretagem e instalação das réguas.

Conforme o secretário de Defesa de Civil de Blumenau, Olímpio Menestrina, um esforço coletivo garantiu a implantação dos equipamentos. A prefeitura investiu na infraestrutura, colocando corrimão nos dois lados da escada de acesso ao rio.

Os chamados perfis, que são as estruturas de suporte às regras, vieram de uma doação da empresa Eletro Aço Altona. Os medidores, por sua vez, foram adquiridos pela Epagri, órgão vinculado ao governo do Estado de Santa Catarina.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Tempo