Novo ciclone pode atingir Santa Catarina na próxima semana

Ciclone deve atingir estado na próxima terça-feira (7); meteorologista diz que intensidade deve ser menor

Um novo ciclone deve atingir Santa Catarina na próxima terça-feira (7). O fenômeno, no entanto, não deve ter a mesma intensidade do ciclone bomba que atingiu o estado nesta semana.

Ciclone da próxima semana deve ter menor intensidade – Foto: Arquivo/Flávio Tin/ND

“O ciclone que nós tivemos no dia 30 e 1º [de junho] foi diferente, principalmente por conta da frente-fria e da instabilidade que passou por Santa Catarina”, diz a meteorologista da Epagri/Ciram Marilene de Lima.

No caso do ciclone bomba, explica Lima, além de sua formação, a passagem de uma frente fria, em direção ao Litoral, foi responsável por provocar temporais.

Leia também:

“O ciclone teve características diferentes porque também tivemos áreas de baixa pressão no Oeste de Santa Catarina. Tivemos linhas de instabilidade associadas à frente fria que passou pelo estado que, em geral, estão ligadas ao ciclone extratropical”, comentou Lima.

O próximo ciclone deve causar chuvas e rajadas de vento de até 70 km/h principalmente no Planalto Sul. A previsão é de formação de ondas mais altas, não sendo aconselhado a navegação.

A meteorologista explica que a passagem desse novo ciclone pode causar prejuízos, mas não deve ter o mesmo potencial destrutivo do último fenômeno.

+

Tempo