Número de mortos na Bahia sobe mais uma vez; chuva segue na região

São 37.035 desabrigados, 54.771 desalojados e, no total, 643.068 pessoas afetadas pelas chuvas dos últimos dias na região baiana

A quinta-feira (30) trouxe uma nova marca ao números de vítimas das chuvas que caem no Sul da Bahia. Agora, 25 pessoas foram mortas pelo desastre ambiental. A nova vítima é um homem de 45 anos que se afogou na quarta-feira (29), na zona rural de Ilhéus.

Corpo em caixão precisa ser transportado em barco em Ilhéus, na Bahia – Foto: Camila Souza/Divulgação/NDCorpo em caixão precisa ser transportado em barco em Ilhéus, na Bahia – Foto: Camila Souza/Divulgação/ND

A Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia) constata 37.035 desabrigados, 54.771 desalojados e 643.068 pessoas afetadas pelas chuvas dos últimos dias. Mesmo após registro de queda no número de cidades em emergência na quarta, a quinta ganhou mais 19 cidades na condição, e agora soma 151.

Após a chuva insistente que atingiu o Litoral Sul do Estado na semana do Natal, a tendência é que o volume de precipitação seja menor no restante dessa semana, segundo o portal Climatempo e a informações do Portal R7.

Os efeitos  ainda são sentidos pela população. Bairros foram esvaziados, e escolas viraram refúgio para as famílias, que sobrevivem de doações.

O governo federal anunciou uma verba de R$ 200 milhões para auxílio à reconstrução de estradas na Bahia e em outras áreas do Nordeste. O governador do Estado, Rui Costa, afirmou que aceitará ajuda de envio de profissionais especializados em situação de calamidade pela Argentina. O Ministério das Relações Exteriores havia negado a oferta.

Apoio de SC

prefeitura de Blumenau está mobilizada para arrecadar itens para as famílias atingidas pela chuva na Bahia. Para dar suporte às mais de 400 mil pessoas atingidas, o município iniciou uma arrecadação de produtos de higiene e alimentação.

Além disso, uma iniciativa é do Fórum Parlamentar Catarinense, com apoio do Grupo ND e da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) prevê apoio de Santa Catarina ao povo da Bahia.

+

Tempo

Loading...