Oeste de SC pode quebrar recorde com 43°C nesta semana, diz meteorologista

Há alerta de temporais isolados, com chance de granizo e chuva torrencial, em cidades do Meio-Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí

Santa Catarina ainda deve enfrentar a forte onda de calor por mais alguns dias, em especial as cidades do Extremo-Oeste do Estado que devem registrar temperaturas acima dos 40°C, segundo o meteorologista Piter Scheuer.

Calor forte também foi registrado em Chapecó neste fim de semana — Foto: Jair Correia/NDTV/NDCalor forte também foi registrado em Chapecó neste fim de semana — Foto: Jair Correia/NDTV/ND

Os municípios de São Carlos, Itapiranga, Caibi, Mondaí e Águas de Chapecó, que ficam às margens do rio Uruguai na região Extremo-Oeste do Estado, podem registrar temperaturas até de 43ºC nesta semana. Chapecó e cidades vizinhas devem ter temperaturas entre 36°C e 39°C.

Em Itapiranga, segundo Piter, a intensa onda de calor deve superar o recorde de 40,6°C em 2012, assim como Chapecó que registrou 37,8°C em 2005 e Xanxerê 36,3° em 2003.

Além do calorão, o alerta também se estende para a baixa umidade do ar que deve ficar entre 25% a 40% na região do Oeste do Estado e provocar sensação de abafamento. Essa condição de calor forte deve se estender até o fim do mês, conforme o especialista.

O meteorologista diz que a forte onda de calor em Santa Catarina está associada a intensa massa de ar quente que predomina na região da Argentina, Paraguai e Uruguai, além de grande parte do Rio Grande do Sul. No estado brasileiro, ela gerou uma temperatura máxima de 37,9°C em Porto Alegre no sábado (15), e de 40,6°C na cidade de Uruguaiana.

O calor no Sul também criará condições para a ocorrência de temporais nesta semana, com a possibilidade de granizo e chuva torrencial, especialmente durante a tarde e noite com destaque para as regiões do Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e Faixa Litorânea.

Máximas de domingo

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que Caibi e Itapiranga registraram máximas de 39°C, neste domingo (16). Em cidades vizinhas também houve registros semelhantes. (Veja a tabela abaixo)

Máximas registradas no domingo (16) — Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDMáximas registradas no domingo (16) — Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Em dias de calor extremo, o órgão recomenda evitar exercícios físicos ao ar livre e hidratar-se regularmente. Também lembra de redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...