Onda de calor: CASAN reforça dicas para o período e orienta sobre uso consciente da água

O alerta é para se hidratar e evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h

Os cuidados com os animais,crianças e idosos devem ser redobrados nos próximos dias – Foto: DivulgaçãoOs cuidados com os animais,crianças e idosos devem ser redobrados nos próximos dias – Foto: Divulgação

A temperatura em Santa Catarina pode chegar a 40°C em algumas regiões do Estado nos próximos dias. O alerta é da Epagri/Ciram que emitiu aviso meteorológico que também indica chuvas escassas. Neste período de calorão, a Casan reforça o pedido para uso responsável da água.

De acordo com a Epagri/Ciram, uma onda de calor intenso está prevista para segunda quinzena de janeiro em Santa Catarina. Os termômetros devem registrar picos entre 30°C e 40°C. A sensação térmica em algumas cidades do Litoral Catarinense e Vale do Itajaí pode alcançar os 50°C.

A Defesa Civil de Santa Catarina acompanha a situação e também compartilha orientações para a população, para evitar o risco de doenças graves como o câncer de pele, por causa do alto índice de raios UV.

Ainda que entre as recomendações estejam os banhos frios, a CASAN lembra que o chuveiro é um dos locais de maior consumo de água (cerca de 75% da água consumida em uma residência é gasta nos banheiros). Por esse motivo, a solicitação é de banhos breves. Uma alternativa é manter uma garrafinha de spray, que pode também trazer conforto ao refrescar o corpo.

Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, manter espaços bem arejados e a hidratação constante, priorizar alimentos leves, buscar as correntes de vento de sua residência e usar roupas claras e soltas são outras dicas importantes para o período.

Continuam valendo as dicas clássicas de economia de água, para que esse recurso seja garantido para todos em suas atividades essenciais de higiene e alimentação – Foto: DivulgaçãoContinuam valendo as dicas clássicas de economia de água, para que esse recurso seja garantido para todos em suas atividades essenciais de higiene e alimentação – Foto: Divulgação

Economia de água: faça sua parte

  • Não lave calçadas, telhados e pátios com água tratada
  • Evite lavar o carro neste período
  • Tome banhos breves
  • Não use o vaso sanitário como lixeira, exigindo várias descargas
  • Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes
  • Utilize a máquina de lavar louças e roupa somente quando estiverem em sua capacidade total

Boas práticas no uso da água

Boas práticas no uso da água - Divulgação
1 3
Boas práticas no uso da água - Divulgação
Boas práticas no uso da água - Divulgação
2 3
Boas práticas no uso da água - Divulgação
Boas práticas no uso da água - Divulgação
3 3
Boas práticas no uso da água - Divulgação

+

Casan, Sustentabilidade e Saneamento

Loading...