Onda de frio provoca mínima de 0°C e ciclone subtropical traz ventos acima de 100km/h a SC 

Massa de ar frio polar deve declinar as temperaturas por vários dias, inclusive durante as tardes; risco para ocorrências associadas aos ventos é alto

Uma onda de frio intenso deve provocar mínimas de 0°C em Santa Catarina a partir desta segunda-feira (16). Segundo a Defesa Civil, um ciclone subtropical se aproxima do Estado ao longo desta semana e traz ventos acima de 100km/h.

Onda de frio intenso deve derrubar temperaturas a partir desta segunda-feira (16)- Foto: Maria Fernanda Salinet/NDOnda de frio intenso deve derrubar temperaturas a partir desta segunda-feira (16)- Foto: Maria Fernanda Salinet/ND

A massa de ar frio polar deve declinar as temperaturas por vários dias, inclusive durante as tardes. A previsão é que a onda de frio dure cerca de uma semana, até a próxima segunda-feira (23).

Entre as noites e madrugadas as temperaturas mínimas ficam próximas a abaixo de 0°C no Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste, próximas dos 5°C no Extremo-Oeste, Oeste, Grande Florianópolis Serrana, Alto Vale do Itajaí e parte do Litoral Sul.

Nas demais regiões, as mínimas variam de 6°C a 11°C. Na terça (17) e quarta-feira (18), esta condição combinada aos ventos ocasiona uma sensação térmica de frio ainda mais intenso. Há risco moderado de ocorrências associadas ao frio nas áreas amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa abaixo.

Onda de frio intenso derrubará temperaturas em SC – Foto: Defesa Civil/Reprodução/NDOnda de frio intenso derrubará temperaturas em SC – Foto: Defesa Civil/Reprodução/ND

Alerta de Ciclone

Além da onda de frio intenso, um ciclone deve avançar do mar em direção ao continente entre a terça (17) e a quarta-feira (18). O fenômeno deixa em alerta os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul pela previsão de ventos muito fortes e rajadas intensas por horas. As informações são da Metsul Meteorologia.

Apesar de os ciclones serem comuns nesse período, o que se aproxima da região Sul nesta semana apresenta características atípicas, pois vai se deslocar do mar para o continente, trajetória oposta dos ciclones na região.

Ao longo da semana, os ventos se intensificam conforme o cicione vai se aproximando do Estado, com velocidades acima de 100km/h nos pontos mais altos da Serra, por volta dos 90 km/h no Litoral Norte, na Grande Florianópolis e áreas próximas, chegando aos 75 km/h no Alto e Médio Vale do Itajai e em torno dos 65 km/h em áreas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.

Conforme a Defesa Civil, os ventos somente perdem força a partir desta sexta-feira (20), quando o ciclone terá se afastado da costa catarinense. O risco para ocorrências associadas aos ventos é moderado a alto.

Confira as temperaturas por região em SC:

Litoral Norte: 12°C / 25°C;

Planalto Norte: 5°C / 15°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 10°C / 20°C;

Grande Florianópolis Serrana: 4°C / 19°C;

Vale do Itajaí: 5°C / 18°C;

Litoral Sul: 6°C / 19°C;

Planalto Sul: 0°C / 10°C;

Meio-Oeste: 1°C / 12°C;

Oeste: 2°C / 12°C;

Extremo-Oeste: 3°C / 14°C.

+

Tempo

Loading...