Outono congelante: SC pode ter geada e temperaturas de até -2°C na próxima semana

Segundo antecipa a Epagri/Ciram, essa será a primeira massa de ar mais frio do outono, que começou em 20 de março

Santa Catarina pode ter geada e temperaturas de até -2°C na próxima semana, segundo antecipa a Epagri/Ciram. Isso porque a primeira massa de ar mais frio deste outono, que começou em 20 de março, está se deslocando da Argentina para o Sul do Brasil, o que deve fazer os números dos termômetros despencarem.

Final da próxima semana deve ser de frio intensa no Planalto Sul catarinenseFinal da próxima semana deve ser de frio intensa no Planalto Sul catarinense – Foto: Mycchel Legnaghi/Divulgação

A geada deve ocorre sobretudo nas áreas mais altas do Planalto Sul catarinense, ao final da semana, entre quinta (1º) e sexta-feira (2). Segundo a Epagri/Ciram, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra podem amanhecer com o cenário branquinho, coberto pelo gelo.

No início de março, alguma áreas da região serrana chegaram a ficar congeladas em pleno verão. Urupema, por exemplo, bateu congelantes 2°C.

Já nesta sexta-feira (26), há condição de temporais localizados, acompanhados de descarga elétrica, rajadas fortes de vento e granizo em todo o Estado. “Em algumas localidades podem ocorrer totais elevados de chuva em curto intervalo de tempo com alagamentos”, informa o boletim da Epagri/Ciram divulgado nesta sexta-feira.

A condição se justifica pela formação de áreas de instabilidade em Santa Catarina, associada ao aquecimento e a uma frente fria em deslocamento no Rio Grande do Sul.

+

Tempo