Palhoça tem recorde de chuva, deslizamentos e alagamento de casas

Prefeitura de Palhoça organizou abrigos para receber moradores que enfrentam prejuízos diversos com o grande volume de chuva

As chuvas que atingem Palhoça nesta terça-feira (12) já somam o maior acúmulo registrado pela Defesa Civil Municipal em pelo menos dez anos. As cheias tem provocado danos diversos aos moradores, como a queda de muros, deslizamentos e o alagamento de casas.

QUEDA DE MURO APÓS CHUVAS EM PALHOÇAQueda de muro no bairro Aririu na manhã desta terça-feira (12). O município não registrou feridos até então – Foto: Osvaldo Sagaz/ND

Os estragos são tantos que a cidade decretou situação de emergência. O texto do decreto publicado traz preocupação com as chuvas incessantes que atingem a cidade desde sexta-feira e abre margem para que medidas sejam tomadas pelo poder público a fim de retomar a normalidade. Além disso, fica instalada a ‘Sala de Situação’, que deve planejar e executar ações que minimizem os danos.

Entre a noite de segunda e manhã desta terça-feira, o acumulado foi de 88mm em Palhoça. Com a persistência das chuvas, que devem cessar a partir de quarta, o total chegou a 170mm no início da tarde desta terça-feira, conforme o coordenador da Defesa Civil, Julio Marcelino. O maior registro na cidade no período foi de 130mm.

“Nos dez anos que trabalho aqui nunca vi tanta chuva assim”, afirma o coordenador. A situação é mais grave nos bairros Bela Vista e Caminho Novo. Até então, não há vítimas fatais ou feridos.

Tubulação extravasou por conta do excesso de chuvas – Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

Também há grande número de ocorrências na Pedra Branca, Ponte do Imaruim, Pagani e Alto Aririu. Neste último, uma tubulação construída para as obras do Contorno Viário extravasou – a tubulação era pequena e não deu conta do excesso de água.

O excesso de água atingiu cerca de 45 casas, segundo a Defesa Civil. A região fica na marginal da BR-282.

“As equipes da Camargo Corrêa Infra, empresa contratada para executar as obras do Contorno Viário na região, estão trabalhando voluntariamente para auxiliar os moradores afetados pelas chuvas e mitigar os impactos da enxurrada na região”, informou por nota a Arteris, responsável pelas obras do Contorno Viário.

Queda de muro e deslizamento em Palhoça

Entre outros danos registrados estão a queda de um muro e deslizamento de terra registrados nos bairros Alto Aririú e Guarda do Cubatão, respectivamente.

Deslizamento na Guarda do Cubatão - Osvaldo Sagaz/ND
1 3
Deslizamento na Guarda do Cubatão - Osvaldo Sagaz/ND
Queda de muro no bairro Aririu - Osvaldo Sagaz/ND
2 3
Queda de muro no bairro Aririu - Osvaldo Sagaz/ND
FRAME - Extravasão da tubulação - Reprodução/Redes Sociais
3 3
FRAME - Extravasão da tubulação - Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Palhoça está recebendo moradores no abrigo municipal, e também abriu novos abrigos nos ginásios dos bairros Caminho Novo, Centro e Passa Vinte. Somente após a vazão da água será o feito o levantamento de todos os danos sofridos, afirma Marcelino.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...