Passagem de frente fria ‘vira’ tempo no fim de semana no Litoral de SC; veja detalhes

Temperaturas não devem subir muito devido à nebulosidade do Planalto ao Litoral; há alerta para fortes rajadas de vento do Oeste ao Litoral Sul

A aproximação de uma frente fria a partir da noite desta sexta-feira (20) vai trazer mudanças no tempo durante o fim de semana no Litoral de Santa Catarina.

Passagem de frente fria ‘vira’ tempo no fim de semana no Litoral de SC – Foto: Viviane de Gênova/Arquivo/NDPassagem de frente fria ‘vira’ tempo no fim de semana no Litoral de SC – Foto: Viviane de Gênova/Arquivo/ND

A passagem da frente fria pelo litoral do Rio Grande do Sul e oceano favorece o aumento de nuvens com chance de chuva isolada, sobretudo, no Litoral Sul catarinense. No sábado (21), a presença maior de nuvens será intercalada com períodos de sol em todo o Litoral e áreas próximas. A chance de chuva isolada permanece mais ao Sul de SC.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, no Oeste e Meio-Oeste do Estado, deve predominar a atuação da massa de ar quente e seco, deixando o dia com sol e poucas nuvens.

Essa condição deixa a umidade do ar baixa já nesta quinta-feira (19) entre o Extremo-Oeste e o Litoral Sul e deve permanecer até sábado no Oeste de SC.  Nas áreas em amarelo do mapa, os valores ficam abaixo dos 30%. Com esse número, pode ocorrer a propagação de focos de incêndio na região Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina.

Veja o mapa: 

Baixa umidade do ar – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/NDBaixa umidade do ar – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/ND

Temperaturas

No sábado, as temperaturas não devem subir muito devido à nebulosidade do Planalto ao Litoral e serão mais baixas em relação aos dias anteriores no Litoral Sul, conforme a Epagri/Ciram. No Oeste e Meio-Oeste, contudo, as temperaturas seguem altas.

O amanhecer terá mínimas de 11°C  a 14°C nos Planaltos e Meio-Oeste e 15°C  a 18°C , nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 30°C  a 36°C  no Oeste, 21°C  a 26°C  no Litoral Sul e 24°C  a 29°C nas outras regiões.

Ventos

A formação e atuação de um ciclone extratropical na Costa do Uruguai provoca vento de quadrante Nordeste/Noroeste, com rajadas entre 50 e 70 km/h entre esta quinta e a sexta-feira do Oeste ao Litoral Sul.

As rajadas mais intensas ocorrem entre o final da manhã e a tarde dos dois dias. No final da sexta, a previsão é de virada do vento para a direção Sul, também com rajadas. Nas áreas em amarelo do mapa, o risco é moderado para ocorrências associadas ao vento persistente e intenso.

Confira no mapa:

Rajadas de vento em SC – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/NDRajadas de vento em SC – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/ND

No sábado, os ventos de quadrante Sul giram para Norte no decorrer do dia na faixa Leste do Estado, com fraca a moderada intensidade.

Tempo no domingo

Segundo a Epagri/Ciram, o domingo (22) será de sol entre nuvens em Santa Catarina. A partir da tarde, a nebulosidade aumenta no Oeste e Meio-Oeste, em função do avanço da frente fria pelo Rio Grande do Sul. As temperaturas seguem elevadas.

+

Tempo

Loading...