Prefeito de Florianópolis declara situação de emergência pelos impactos das chuvas

Defesa Civil registrou 393 mm de água nos últimos quatro dias, sendo 130 mm apenas nas últimas 12 horas

O prefeito Gean Loureiro (DEM) declarou situação de emergência devido às chuvas que atingiram Florianópolis neste domingo (24). A Defesa Civil registrou mais de 30 ocorrências, entre deslizamentos e alagamentos. Duas pessoas morreram soterradas no bairro Saco Grande depois de um deslizamento.

SC-401 em Florianópolis alagada, após a chuva intensa deste domingo (24) na Capital – Foto: Divulgação/NDSC-401 em Florianópolis alagada, após a chuva intensa deste domingo (24) na Capital – Foto: Divulgação/ND

Duas pessoas ficaram desabrigadas na cidade. Elas foram encaminhadas a um hotel, pago pela prefeitura. Outras 20 pessoas estão desalojadas, por recomendação da Defesa Civil, abrigadas em casas de parentes ou amigos.

Na Passarela do Samba, o município está preparando um abrigo com capacidade para mais 50 pessoas desabrigadas, caso seja necessário.

Equipes fazem a limpeza da cidade

Mais de 250 pessoas e 81 máquinas já começaram a trabalhar neste domingo para diminuir o impacto das chuvas. A prioridade são áreas com risco de desabamentos e casas que possam ser invadidas pela água.

De acordo com o prefeito, 11 caminhões hidrojato atuam para retirar a água das ruas.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar estão auxiliando no trânsito. A Ponte Hercílio Luz foi liberada para tráfego por conta de bolsões de água que se formaram na cabeceira das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo.

Nos próximos dias, a prefeitura deve fazer um mutirão de obras e de limpeza, para recuperar os danos estruturais causados pelas chuvas.

Prefeitura vai credenciar empresas de coleta

Empresas interessadas em assumir parte do recolhimento de lixo da cidade também poderão ser credenciadas. O valor pago será o mesmo que é pago à empresa atual.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Tempo