Previsão aponta risco de temporais em todas as regiões de SC

Aviso meteorológico emitido pela Epagri prevê volumes elevados de chuva em curto período de tempo em todo o estado

Temporais durante a tarde e a noite em todas as regiões, com descargas elétricas, rajadas de vento acima de 60 km/h e possibilidade de granizo. É o que prevê o aviso meteorológico emitido pela Epagri/Ciram neste sábado (30) e válido também para o domingo (31).

Previsão aponta temporais e altos volumes de chuva para todo o estado – Foto: Ketlin Ciquelero/ND Mais

De acordo com a previsão, em algumas localidades podem ocorrer volumes elevados de chuva em curto intervalo de tempo (acima de 30 mm/h).

Para o sábado (30), condição é de temporais mais localizados. Segundo a Defesa Civil de SC, a partir da tarde, a combinação de uma área de baixa pressão com o calor e umidade favorece pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, em todo o Estado.

Para o sábado (30), o alerta é para temporais localizados e com altos volumes de precipitação em curtos intervalos de tempo – Foto: Divulgação/Defesa Civil de SCPara o sábado (30), o alerta é para temporais localizados e com altos volumes de precipitação em curtos intervalos de tempo – Foto: Divulgação/Defesa Civil de SC

A chuva pode ser intensa, com acumulados altos em curto intervalo de tempo, principalmente no Planalto e Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Assim, há um risco moderado a alto para alagamentos, deslizamentos e enxurradas nestas regiões. Nas demais o risco é moderado.

À tarde, as temperaturas máximas devem ser mais altas no Litoral e Vale, variando de 29°C a 37°C. No Planalto Norte e Oeste fica entre 27°C e 31°C e no Planalto Sul chega aos 26°C. Ventos de nordeste a noroeste, com intensidade de fraca a moderada e rajadas isoladas d até 50 km/h.

Já no domingo (31), há maior chance de ocorrência em áreas mais abrangentes, podendo ocorrer pela manhã na região Oeste. Uma nova área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, calor e umidade favorecem pancadas de chuvas a partir da madrugada e manhã na região.

Previsão aponta domingo (31) chuvoso e de temperaturas altas em SC – Foto: Divulgação/Defesa Civil de SCPrevisão aponta domingo (31) chuvoso e de temperaturas altas em SC – Foto: Divulgação/Defesa Civil de SC

No decorrer do dia a chuva se espalha para o restante do estado. No Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Norte, Vale e Grande Florianópolis há mais chances de temporais, chuva intensa em curto intervalo de tempo e altos acumulados de chuvas. Assim, nestas áreas, o risco é alto para desastres e moderado nas demais regiões.

O dia começa com temperaturas mínimas amenas em SC: 12°C no Planalto Sul; 18°C a 24°C no Litoral e Vale do Itajaí; e 16°C a 21°C nas demais regiões.

À tarde, as máximas devem ser mais elevadas no Litoral e no Vale, podendo chegar aos 37°C. No Planalto Norte o calor deve chagar aos 29°C, mas a temperatura segue amena nas demais regiões, com máxima de até 26°C.

+

Tempo