Primavera promete calor acima da média com grandes volumes de chuva em SC

Depois de um inverno histórico, marcado por ondas de frio, a primavera chega nesta quarta-feira ao Hemisfério Sul

O inverno de 2021 foi histórico, com pelo menos três ondas de temperaturas abaixo de zero. Dias bonitos, charmosos, mas muito frios. As paisagens ficaram congeladas, e o branco da neve foi o tom da estação. Mas agora está na hora de abrir as portas para o sol entrar. A primavera começa nesta quarta-feira (22) no Hemisfério Sul.

A Crista-de-galo se dá muito bem com a estação, principalmente no início da primavera até o fim do verão. Muito popular em jardins espalhados pela cidade e apreciada por uma peculiaridade, suas flores são bastante volumosas, fazendo-a se destacar entre as outras. – Foto: PixabayA Crista-de-galo se dá muito bem com a estação, principalmente no início da primavera até o fim do verão. Muito popular em jardins espalhados pela cidade e apreciada por uma peculiaridade, suas flores são bastante volumosas, fazendo-a se destacar entre as outras. – Foto: Pixabay

Na nova estação, os dias ficam mais longos, os termômetros começam a subir e as cores da vez são todas. A palavra ‘primavera’ tem origem no latim e significa primeiro verão. É um período transitório, entre duas estações, com dias mais quentes, maior incidência de sol e também de chuva.

Aos poucos, a natureza vai ficando colorida. Ganhando vida. É a estação das flores entrando em cena. Outra mudança é a do clima.

Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, “a primavera tem a principal característica de ser a transição entre o inverno, que é seco e muito frio, para o verão, que normalmente é muito quente, muito úmido e chuvoso. Como é uma transição, no início tem mais a cara do inverno e, do meio para o final, tem mais a cara do verão”.

Paulo Garbugio é biólogo e é apaixonado por botânica. Ele contou que a nova estação apresenta os fatores ideais para a floração de plantas, não só ornamentais, e disse também que este ano tudo deve ser ainda mais colorido.

“Nessa época do ano, na primavera principalmente, a gente consegue ter um número maior de flores do que nas outras estações. Não que não tenha. Sempre a gente acaba vendo uma flor ou um fruto. Mas nessa época é intensificada a produção de flores devido às condições do clima”, explicou o biólogo.

Flores típicas da primavera em Blumenau – Foto: Vinícius Bretzke/NDTVFlores típicas da primavera em Blumenau – Foto: Vinícius Bretzke/NDTV

Boa notícia para Elize Forester, que é gerente de uma loja especializada em flores e plantas. “As pessoas querem deixar a casa mais enfeitada, mais bonita, mais florida. Organizar o jardim, plantar novas mudas, fazer essa troca gera um fluxo dentro da loja. A gente tem uma demanda maior, a gente tem uma disponibilidade do nosso fornecedor de mais plantas”, falou ela.

Quem gosta das flores e do clima agradável da estação pode se preparar para uma primavera raiz, com a cara dessa época do ano. O calor deve vir acima da média, o que aliado à umidade do tempo, também vai favorecer um volume maior de chuvas.

“Como a gente já teve o final do inverno um pouco mais quente, acredita-se que o frio vai se despedir também rapidamente, consequentemente vai ser mais calor. E o calor aliado a umidade sempre é aquele combustível que se precisa para que ocorram aquelas fortes chuvas entre o período da tarde e à noite, por vezes na madrugada. Muito parecido com o que acontece no verão”, afirmou o meteorologista Martins.

Mas nem tudo são flores. Tem também alerta para temporais e mar agitado.

De acordo com Marcelo, “a gente vai ter vários períodos com umidade muito alta, muito nublado, bem chuvoso, muito raio, por vezes granizos. E é muito comum ainda termos registros de tornados, microexplosões, que são muito tempestuosas. Vários períodos em que Santa Catarina foi assolada por vários temporais significativos, eles ocorreram no período da primavera”.

Esse primeiro verão promete dar um gostinho do que podemos esperar para o fim do ano. Depois de todo o frio do inverno, os locais ao ar livre vão ganhando vida, com cor brotando para todo lado.

Confira a reportagem completa!

+

BG Florianópolis

Loading...