Quarta-feira de extremos em SC terá nevoeiros e máxima de 35°C; confira a previsão

Altas temperaturas, nevoeiro, rajadas de vento e chuvas isoladas integram 'combo climático' desta semana

Depois de enfrentar dias de baixas temperaturas, Santa Catarina terá novas mudanças climáticas. Além da quarta-feira (18), os próximos dias devem ser marcados por nevoeiros no amanhecer e tardes que chegam aos 35°C, como no Extremo-Oeste.

Apesar dos nevoeiros no começo do dia, resto da semana será quente em SC – Foto: Viviane de Gênova/NDApesar dos nevoeiros no começo do dia, resto da semana será quente em SC – Foto: Viviane de Gênova/ND

Segundo informações do meteorologista Piter Scheuer, há uma massa de ar seco e quente em atuação no Sul do Brasil, inibindo a formação de nuvens carregadas de chuva e favorecendo a ocorrência de altas temperaturas.

No entanto, chuvas isoladas pontuais podem ser registradas no topo da Serra catarinense, entre a tarde e a noite desta quarta.

O Sul do Estado também pode apresentar essa condição, mas nas áreas mais próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Contudo, essa situação não altera o quadro de calor previsto.

Vale ressaltar que essas mudanças não estão relacionadas, necessariamente, com alterações climáticas globais. Scheuer destaca que o processo popularmente conhecido como ‘veranico’ é comum nesta época do ano, ainda que agosto seja um mês menos propício para este tipo de ocorrência.

Nevoeiros e rajadas de vento

De acordo com a Epagri/Ciram, deve persistir a condição de nevoeiros na madrugada e manhã de quarta, em principal nas áreas do Planalto ao Litoral, podendo ser mais persistente na área costeira, gerando um nevoeiro marítimo.

No geral, o vento parte de nordeste a norte, e varia a intensidade entre fraco a moderado, com rajadas de até 40 km/h no Litoral.

No decorrer do dia, em especial na parte da tarde, há o predomínio de sol em todas as regiões de Santa Catarina. As temperaturas devem apresentar elevação. No Oeste e Litoral Sul, há previsão para máximas acima de 30°C, considerada alta para época do ano.

Prévia para os próximos dias

O ‘calorão’ segue até sexta-feira (20), com as temperaturas ainda rondando a casa dos 30°C . Entre quinta e sexta, deve haver variação de temperaturas entre 34°C e 36°C, como nas regiões do Oeste, Meio-Oeste e Litoral Sul. Nas demais regiões, a estimativa é que os número não ultrapassem os 32°C.

Scheuer ainda explica que, no fim de semana, as áreas litorâneas terão um ‘refresco’, por conta de uma frente fria de fraca atividade que passa pelo Oceano Atlântico. No entanto, o destaque ainda serão as altas temperaturas.

Confira as temperaturas para esta quarta-feira (18):

  • Litoral Norte:  16°C / 28°C;
  • Planalto Norte:  13°C / 27°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 16°C / 26°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 15°C / 26°C;
  • Vale do Itajaí: 13°C / 29°C;
  • Litoral Sul: 17°C / 31°C;
  • Planalto Sul: 8°C / 25°C;
  • Meio-Oeste: 13°C / 29°C;
  • Oeste: 14°C / 31°C;
  • Extremo-Oeste: 17°C / 35°C.
+

Tempo

Loading...