Quatro cidades de SC ainda têm chances de neve; veja lista e horários

Afastamento de ciclone que estava sobre o Oceano Atlântico contribuiu para umidade na Serra e formação dos flocos de neve

Quem ainda não viu a neve cair na Serra catarinense, pode manter a esperança. Há uma pequena chance de nova ocorrência do fenômeno nesta terça-feira (29) em quatro municípios de Santa Catarina: São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra.

Registro de neve em Urubici – Foto: Reprodução/NDRegistro de neve em Urubici – Foto: Reprodução/ND

“A chance é bem pequena, menor do que na segunda-feira, mas existe”, ressalta Piter Scheuer.

Caso ocorra, as pancadas de neve devem aparecer no final da manhã e noite desta terça ou durante a madrugada de quarta (30). A Epagri/Ciram também confirmou o risco baixo de nevada.

Ciclone no Oceano Atlântico

Um dos fatores que alimenta as esperanças de ocorrência do fenômeno é a passagem de um ciclone pelo Oceano Atlântico que, apesar de deixar de influenciar o Estado na manhã desta terça, proporcionará “respingos” de umidade na região.

“Ao jogar a umidade de volta pra Serra, ele vai colocar os ingredientes para a ocorrência de nevada e chuva congelada”, detalha Scheuer

Primeiro dia de neve

Nesta segunda (28), a neve, que apareceu primeiro em São Joaquim, já foi registrada em pelo menos seis cidades catarinenses.

Na manhã de segunda, 12 municípios em três regiões do Estado tinham chance de registrar o fenômeno – Serra, Meio-Oeste e Oeste. Os flocos caíram em Urupema, Bom Jardim da Serra, Urubici, São Joaquim, Água Doce e Irani.

Já a ocorrência de chuva congelada foi registrada em São Domingos e Abelardo Luz, ambas no Oeste, e Lages, na Serra.

Conforme a Defesa Civil, as temperaturas mais baixas na madrugada desta terça foram registradas em Bom Jardim da Serra, com -7°C, Urupema, com -6°C, e Urubici, com -5°C.

A nevada atraiu inúmeros turistas para a região. A ocupação dos hotéis serranos ficou entre 90% e 100%.

+

Tempo

Loading...