Radar Meteorológico de Lontras volta a operar, segundo a Defesa Civil

Equipamento estava sem funcionar desde agosto do ano passado quando peças estragaram

O Radar Meteorológico de Lontras, no Vale do Itajaí, voltou a operar no último sábado (30), segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. O equipamento estragou em agosto do ano passado e desde então estava parado para que peças fossem trocadas.

Radar Meteorológico de Lontras volta a operar, diz Defesa Civil – Foto: Julio Cavalheiros/Secom/DivulgaçãoRadar Meteorológico de Lontras volta a operar, diz Defesa Civil – Foto: Julio Cavalheiros/Secom/Divulgação

O radar compõe o grupo de equipamentos utilizados no monitoramento e emissão de alertas sobre chuva em Santa Catarina. A Defesa Civil diz que o período parado não interrompeu o acompanhamento meteorológico, pois usaram informações do radar do Morro da Igreja, em Urubici.

Neste período inoperante, o Alto Vale do Itajaí sofreu com as fortes chuvas. Como consequência, 21 pessoas morreram após terem as casas alagadas nas cidades de Presidente Getúlio, Ibirama e Rio do Sul.

Nesta terça-feira (2), durante a vistoria no local, o chefe da Defesa Civil de SC, Aldo Batista Neto, afirmou que “o nosso foco é fornecer informações confiáveis para que os cidadãos possam estar preparados para as mais diferentes situações. Assim vamos reduzir prejuízos e preservar vidas”.

Adquirido por R$ 10 milhões pelo governo do Estado e inaugurado em julho de 2014, o Radar Meteorológico de Lontras é um equipamento para previsões de curto prazo. Ou seja, que vão ocorrer dentro de uma a duas horas, por exemplo.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Tempo