‘Reviravolta no tempo’: SC pode registrar 40°C, temporais e trovões nesta quarta-feira

Aproximação de frente fria permite a formação de nuvens de chuva a partir da tarde desta quarta; duas regiões tem aviso para raios e trovões

A onda de calor intenso segue em Santa Catarina, mas não está descartada a possibilidade de novas tempestades e trovões ao longo desta quarta-feira (26). Vale ressaltar que a expectativa é que seja o último dia das altas temperaturas.

Nuvens se formarão na parte da tarde em Santa Catarina – Foto: Ric Mais SC/Arquivo/NDNuvens se formarão na parte da tarde em Santa Catarina – Foto: Ric Mais SC/Arquivo/ND

De acordo com a Defesa Civil estadual, o calor intenso se deve a condição pré-frontal, ou seja, dia que antecede a chegada de uma frente fria.

Por conta disso, a parte da tarde pode registrar máximas de 36°C até 40°C no Oeste, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí. Enquanto isso, as demais regiões ficarão entre 30°C e 36°C.

No entanto, a presença de mais nuvens no período da tarde favorece a condição de temporais isolados em todas as regiões.

A Epagri/Ciram alerta para tempestades acompanhadas de raios e trovões, principalmente no Litoral Norte e Grande Florianópolis Litorânea. Vale ressaltar que um temporal atingiu o município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, e assustou moradores nesta terça-feira. A força foi tanta que arrancou árvores, destelhou casas e também destruiu estrutura de feira.

Enquanto isso, os ventos serão de Nordeste a Norte e com rajadas moderadas nas áreas litorâneas.

Chegada de frente fria

De acordo  com a Defesa Civil estadual, a frente fria avança por Santa Catarina a partir desta quinta-feira (27). Como resultado, o tempo se mantém instável e com condições de chuva, que começa já no decorrer da manhã e ganha força no período da tarde.

Além disso, será acompanhada por temporais, chuva intensa, raios, trovões, rajadas de vento e chuva de granizo.

As temperaturas máximas variam entre 28°C e 33°C na maior parte do Estado. Enquanto isso, as cidades do Litoral Sul deverão registrar entre 22°C e 25°C.

Confira as temperaturas nesta quarta-feira (26):

Litoral Norte: 23°C / 37°C;

Planalto Norte: 18°C / 36°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 23°C / 36°C;

Grande Florianópolis Serrana: 18°C / 34°C;

Vale do Itajaí: 19°C / 37°C;

Litoral Sul: 23°C / 37°C;

Planalto Sul: 15°C / 34°C;

Meio-Oeste: 19°C / 34°C;

Oeste: 19°C / 35°C;

Extremo-Oeste: 21°C / 37°C.

+

Tempo

Loading...