Rio do Sul registra alagamentos por conta da chuva intensa no Alto Vale do Itajaí

Levantamento dos estragos ainda está sendo feito pela Defesa Civil local; segundo a Celesc, cerca de 106 mil unidades chegaram a ficar sem energia elétrica na região

Rio do Sul, maior cidade do Alto Vale do Itajaí, registrou alagamentos e a queda de um muro por conta do temporal que atingiu a região na madrugada desta quinta-feira (3). A Defesa Civil local ainda faz o levantamento das ocorrências causadas pela forte chuva.

Chuva causa alagamentos em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí – Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio do SulChuva causa alagamentos em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí – Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio do Sul

Segundo a Defesa Civil, em pouco mais de duas horas choveu aproximadamente 76 milímetros, de acordo com equipamento de monitoramento localizado na ponte Dom Tito Buss, no Jardim América.

>> Chuva derruba árvores e causa falta de energia em Blumenau e região

Foram registrados alagamentos pontuais no centro da cidade, mas o nível de água baixou algum tempo depois que a chuva cessou. Também houve uma queda de muro e a abertura de valas em algumas ruas da cidade.

O rompimento de uma rede de drenagem na rua Ipê, no loteamento Jardim Alexander, é um dos pontos de maior problema identificado até o momento. Nenhuma casa teve prejuízos e não há registro de feridos.

A prefeitura alerta que em caso de emergências como rachaduras em terrenos ou paredes, é importante acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Falta de energia

A Celesc informou ao longo da mahã desta quinta-feira (3) que, devido às chuvas fortes em todo o Vale do Itajaí, cerca de 106 mil unidades consumidoras chegaram a ficar sem energia.

>> Vídeo: Temporal provoca danos e destelhamento no quartel dos bombeiros de Ilhota

Após as chuvas, 190 equipes foram acionadas para recuperar o sistema elétrico das cidades atingidas.

Chuva causa alagamentos em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí – Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio do SulChuva causa alagamentos em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí – Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio do Sul

Os municípios de Itajaí, Camboriú e Balneário, Blumenau, Rio do Sul e Mafra foram os mais atingidos. As Linhas de Transmissão (LTs) de Itajaí Itaipava-Camboriú, Rio do Sul II-Ibirama, Rio do Sul (rede básica circuito 2)-Rio do Sul II foram as mais prejudicadas.

Por volta das 13h praticamente todas as cidades atingidas já tinham a maior parte da rede elétrica restabelecida, restando cerca de 7 mil unidades sem abastecimento de energia em Blumenau, de acordo com o informativo em tempo real da Celesc.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Tempo