Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, deve atingir pico durante a noite e depois estabilizar

Projeção feita pela Defesa Civil leva em consideração a trégua das chuvas na região do Vale do Itajaí; órgão pediu para que moradores saiam de áreas de risco

A Defesa Civil de Blumenau divulgou durante coletiva online na tarde desta quinta-feira (21) uma nova projeção para o nível do rio Itajaí-Açu na cidade. Segundo a estimativa as águas devem atingir 7,5 metros às 22h, estabilizar e na sequência começar a diminuir.

Rio Itajaí-Açu deve chegar a 7,5 metros e depois estabilizar em Blumenau – Foto: Bruno César/ND MaisRio Itajaí-Açu deve chegar a 7,5 metros e depois estabilizar em Blumenau – Foto: Bruno César/ND Mais

A nova projeção leva em consideração a trégua na chuva que cai sobre o Vale do Itajaí desde o último domingo (17). Segundo o secretário Municipal de Defesa Civil, Cel. Carlos Olímpio Menestrina, caso o volume de chuva aumente a situação pode se inverter.

A recomendação da Defesa Civil de Blumenau é para que moradores de ruas que estão na cota de inundação de 7,5 metros ou em áreas de risco busquem abrigos seguros na residência de familiares ou amigos.

Segundo a última medição, realizada às 17h, o rio Itajaí-Açu estava em 6,64 metros. Em caso de emergência o número da Defesa Civil é 199 e do Corpo de Bombeiros Militar é 193.

Abrigos de prontidão

Durante coletiva a prefeita em exercício de Blumenau, Maria Regina Soar, também anunciou que dois abrigos ficarão de prontidão na cidade em caso de necessidade. Os locais escolhidos foram a Escoala Santos Dumont, no bairro Garcia, e a Igreja da Paz, no bairro Velha.

Reunião do Grac

O Grac (Grupo de Ações Coordenadas), que é formado por diversos órgãos que atuam diretamente em situações de desastres naturais, como Defesa Civil, Polícia Militar, Exército, Bombeiros, Samu, Guarda Municipal de Trânsito, rádio-operadores e secretarias municipais se reunirá a partir das 18h para discutir a situação das chuvas em Blumenau

Correção: A prefeitura de Blumenau divulgou uma errata referente ao endereço do abrigo do bairro Garcia. Ficará localizado na E.E.B Santos Dumont e não na Paróquia Santo Antônio, conforme o município havia divulgado anteriormente. A reportagem já está atualizada.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Tempo