Rio ou praia, tudo é válido na hora de se refrescar e aliviar o calor do fim de semana

Fim de semana de sol, céu muito azul e um luar especial deixou rios e praias da região de Joinville lotados

Carlos Junior/ND

Rio Quiriri em Joinville ficou lotado no fim de semana, crianças fazem peripécias em ponte pênsil

O forte calor registrado no fim de semana no Norte catarinense fez com que muita gente procurasse não só as praias, mas também os rios da região para aliviar o calorão. Na tarde de domingo (24), quando os termômetros marcavam 31 graus em Joinville, a região no entorno do rio Quiriri, no pé da serra Dona Francisca, estava lotada. Famílias, crianças e adultos não se importaram nem um pouco com a água gelada que desce do morro, e aproveitaram para se refrescar.

Carlos Junior/ND

Família Gaiardo saiu do Jardim Paraíso para curtir o domingo no rio Quiriri: água fresca, churrasquinho e um divertido jogo de dominó para relaxar

Na região da ponte baixa, pouco depois do limite entre Joinville e Garuva, teve gente que até montou uma espécie de acampamento, com direito a guarda-sol, cadeiras e mesa dentro do leito do rio. Tudo para driblar o forte calor, de uma forma descontraída com a família. “Fim de semana com sol é assim, a gente reúne a galera e vem pra cá. O contato com a natureza é incrível. O ambiente é bem familiar. Conseguimos passar um sábado ou domingo, fugindo do trânsito e do agito das praias”, comenta o empresário Sérgio Martins de Oliveira, 44 anos. Ele estava em um grupo de cerca de 40 pessoas, entre amigos e parentes. “Este espaço ao lado do rio é meu. Há 16 anos vim pra cá pela primeira vez e me apaixonei pelo lugar. Há 12, fiz questão de comprar este sitio à margem do Quiriri. Muita gente que eu nem conheço vem pra cá, e usa este nosso espaço. Nossa única recomendação é para que todos cuidem do local e não deixem lixo jogado na natureza”, enfatiza o empresário.

Carlos Junior/ND

Família Martins de Oliveira improvisou e fez “piquenique” com direito à mesa, cadeira e guarda-sol dentro da água

Ao lado da família Martins, outro grupo aproveita o calor em meio à natureza. A família Gaiardo saiu do Jardim Paraíso, na zona Norte, para passar o domingo no Quiriri. Eles também trouxeram uma mesa, onde os mais velhos se divertiam jogando dominó. E quem já estava cansado de ficar na água, podia relaxar na rede que a família esticou em meio às arvores. E para matar a fome, que tal um churrasco? “Carne, linguiça, faropa e pão não podem faltar”, brinca o construtor Isaisas Gaiardo, 47 anos. “Aqui é bem melhor do que a praia, é mais tranquilo, não tem muvuca e muito menos aquele trânsito chato na hora de voltar pra casa”, avalia.

Entre as dezenas de pessoas que escolheram o rio Quiriri para passar o domingo, um grupo diferenciado chamava a atenção. Era o pessoal do Bike Sul, de Curitiba. Eles deixaram a capital paranaense para pedalar entre Campo Alegre e Garuva. “Já descemos a serra e aproveitamos para recarregar as energias aqui, em meio a esta natureza exuberante. O lugar é limpo, preservado, gostoso. Surpreendeu a todos nós, com certeza vamos voltar”, afirma o empresário e ciclista amador Giovane Gallo, 38 anos, que integra o grupo de 14 ciclistas.

Movimento intenso nas praias

Quem preferiu a água salgada das praias da região para passar o fim de semana também ficou satisfeito com o calor. As areias de Itapoá, São Francisco do Sul, Barra do Sul e Barra Velha ficaram lotadas. O mar estava propício ao banho. O problema foi só na hora de voltar para casa, principalmente pela BR-280. Desde o início da tarde de domingo, a rodovia tinha trânsito intenso entre São Chico e Araquari. Houve fila e congestionamento.

Mais calor nos próximos dias

Neste fim de semana os termômetros ficaram quentes em todo o Estado, mas foi o Extremo-oeste onde as mais altas temperaturas foram registradas. Itapiranga registrou 37,6 graus no domingo. Na região do Planalto e Litoral Norte, Schroeder foi a mais quente, com 32,4 graus. Barra do Sul, Itapoá, São Francisco do Sul e Garuva também ficaram com temperaturas na casa dos 30 graus. Segundo o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

O meteorologista do Ciram, Clóvis Correa, afirma que o calorão na região de Joinville permanece até a próxima quarta (27). “Segunda e terça serão dias com o tempo firme e altas temperaturas em todo o Estado. Na segunda, em Joinville, os termômetros podem chegar aos 34 graus. Na terça à tarde, uma frente fria vinda da Argentina traz chuva e o clima fica mais ameno no Oeste catarinense. Esta frente fria chega a Joinville na quarta, quando volta a chover na região Norte.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...