Risco muito alto para deslizamentos na Grande Florianópolis, Norte e Vale do Itajaí

Defesa Civil destaca o risco de desastres naturais pelo solo encharcado em combinação com a previsão de pancadas de chuva no decorrer desta semana

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o risco muito alto para deslizamentos na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Baixo e Médio Vale do Itajaí. Segundo a meteorologista Rosamaria Hahn, a possibilidade de desastres é elevado pela chuva persistente que atinge essas regiões há dias.

Florianópolis, por exemplo, contabilizou 219 mm de chuva, segundo a Epagri/Ciram, nas últimas 48 horas. A orientação é de que a vigilância para o escorregamento de terra permaneça até ao meio-dia de quarta-feira (3).

Mapa da Defesa Civil aponta para as regiões com o maior risco de escorregamento de terra – Foto: Reprodução/NDMapa da Defesa Civil aponta para as regiões com o maior risco de escorregamento de terra – Foto: Reprodução/ND

A precipitação nas áreas em risco muito alto oscila entre 100 mm e 200 mm. “O solo encharcado em combinação com a previsão de pancadas de chuva no decorrer desta semana traz um risco muito alto para deslizamentos nas áreas da Grande Florianópolis, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. O risco é alto nas cores em laranja no mapa e moderado nas regiões em amarelo”, anotou a meteorologista.

A previsão do tempo para esta terça-feira (2) é de um dia com variação de nuvens, com o sol aparecendo, além de pancadas de chuvas isoladas, principalmente, a partir da tarde. Também há previsão de raios, em todo o Estado, devido atuação de áreas de instabilidade. Em determinados pontos, a chuva pode ser de moderada a forte, em curto intervalo de tempo.

À tarde, as temperaturas máximas variam de 27°C a 32°C na porção Oeste, Litoral e Vale. No Planalto Norte, a previsão é de 29°C e, no Planalto Sul, de 26°C. O vento sopra com direção Nordeste/Norte, de fraca a moderada intensidade. Apesar disso, rajadas de ventos isoladas e ocasionais podem alcançar os 50 km/h.

Já o mar deve ter ondas com direção Sudeste/Leste em todo litoral. A altura deve oscilar entre 1,0 m a 1,5 m no Litoral Sul, Grande Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.

Fique atento aos sinais de deslizamento de terra

  • Inclinação de postes e árvores;
  • Movimentos de terra ou rochas;
  • Rachaduras em muros ou paredes.

Fonte: Defesa Civil de SC

+

Tempo