Acompanhe o eclipse solar ao vivo; veja como

Fenômeno será transmitido em diversos canais no YouTube, inclusive o da NASA,; em Santa Catarina, eclipse solar será visto de forma parcial

O eclipse solar, um dos fenômenos naturais mais apreciados no mundo começará às 12h30, deve ter seu ápice às 14h e terminará às 15h15, segundo o Observatório da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Eclipse solar parcial pode ser visto de Santa Catarina nesta segunda (14) – Foto: Foto: Anderson CoelhoEclipse solar parcial pode ser visto de Santa Catarina nesta segunda (14) – Foto: Foto: Anderson Coelho

Alguns canais disponibilizarão transmissão ao vivo de diferentes pontos, como Chile e Brasil, como o site da NASA (National Aeronautics and Space Administration) ou o canal no YouTube do professor Bruno Barros, “Tudo sobre Geografia”.

Veja o eclipse solar ao vivo:

Entenda o fenômeno

O eclipse solar ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra. Em Santa Catarina, será possível observá-lo de forma parcial. 

Caso o tempo permita, alguns locais no sul da América do Sul, sudoeste da África e Antártica acompanharão a fase parcial do fenômeno.

O eclipse total será visível apenas em partes do Chile e da Argentina à tarde, de acordo com o portal timeanddate.com, site especializado em tempo.

Cuidados

A principal regra é não olhar diretamente para o Sol durante o fenômeno. A maneira mais prática para observação é usar óculos especiais para eclipses, que geralmente têm armações de papelão e filtros solares para formar as lentes.

Segundo professor do curso de Física da UFSC, Roberto Kalbusch Saito, o dispositivo “pinhole”, feito com uma caixa de papelão e uma folha de papel alumínio também é um método indicado. Ele permite projetar a sombra do Sol em uma folha branca e ver o disco solar ficando sem um pedaço de sua circunferência.

+

Tempo

Loading...