Santa Catarina pode ter neve pelo segundo dia consecutivo?

Especialistas explicam condições climáticas do Estado e alertam para condições marítimas e baixas temperaturas para a terça-feira

Após uma segunda-feira de frio intenso e do primeiro registro de neve em Santa Catarina de 2021, a terça-feira (29) promete seguir a tendência e manter as baixas temperaturas, além da nova possibilidade de neve no Estado.

Órgãos e especialistas fazem previsão para esta terça-feira – Foto: Wagner Urbano/NotiserraSC/Divulgação/NDÓrgãos e especialistas fazem previsão para esta terça-feira – Foto: Wagner Urbano/NotiserraSC/Divulgação/ND

Segundo a Epagri/Ciram, o dia terá a presença de sol com algumas nuvens, além do registro de chuva fraca na Grande Florianópolis, no Planalto Sul e no Norte de Santa Catarina. Todo o Estado deve amanhecer com temperaturas próximas a 0 °C.

Nas partes altas de Santa Catarina, deve haver geada ao amanhecer. As máximas não passam dos 15°C na maior parte das regiões. Permanece a condição de neve e/ou chuva congelada no Planalto Sul nas primeiras horas da madrugada.

Defesa Civil alerta para condições meteorológicas

Já a Defesa Civil de Santa Catarina informou, através de avisos meteorológicos, que a terça deve sofrer influência da massa de ar frio somada à umidade do ar, a frente fria e um ciclone extratropical que está no mar.

Todos esses elementos contribuem para a formação de neve na região. Além disso, há um alerta para que os motoristas tenham atenção ao gelo na estrada.

Além disso, as rajadas de vento podem chegar aos 80 km/h na área do oceano, influenciando na parte costeira do litoral catarinense. As ondas devem se formar na direção sul, com alturas que variam entre 2,5 a 3 metros, além de picos de 3,5 metros na região do Litoral Sul. Já na Grande Florianópolis, as ondas variam entre 2,5 e 3 metros.

Especialista comenta como deve ficar o tempo para a terça

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, há indicativo de neve entre a madrugada e o início da manhã para as regiões localizadas no topo da Serra catarinense.

As cidade de Bom Jardim da Serra, Urupema, São Joaquim e Urubici devem sofrer maior influência da massa de ar frio e úmido que vai estar presente na baixa atmosfera.

Em contrapartida, a probabilidade é menor nas cidades localizadas em áreas baixas, mas há chance. Após o período da manhã, o tempo deve ficar mais seco, mas ainda com frio intenso.

Vale ressaltar que os ventos partem de Sudoeste a Sul, variando entre fraco a moderado. A massa de ar polar que está estacionada no Sul do Brasil segue influenciando nas alterações climáticas pelos próximos dias.

+

Tempo

Loading...