Santa Catarina tem alerta de chuva forte com acumulados de até 100 mm; veja regiões

Condição é provocada pela umidade vinda do oceano causando chuva persistente em todo o litoral e áreas próximas

A quinta-feira (14) será marcada por grande volume de chuva e tempo instável em Santa Catarina. A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a possibilidade moderada de desastres como alagamentos e deslizamentos nas regiões do Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí, além de parte do Planalto Norte, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí.

Mapa da Defesa Civil mostra regiões em alerta para desastresÁreas em amarelo seguem em observação – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Segundo o alerta, a umidade vinda do oceano provoca chuva persistente em todo o litoral e áreas próximas. Nas regiões em amarelo no mapa a chuva deve ser mais volumosa, podendo passar dos 100 milímetros entre quarta e quinta-feira (15).

Um alerta anterior divulgado pelo órgão, apontava toda a região da Grande Florianópolis e parte do Planalto Sul e Litoral Sul também em observação. Já no aviso atualizado divulgado pela Defesa Civil, o número de regiões em amarelo diminuiu.

Em caso de temporais, a Defesa Civil alerta para que as pessoas fiquem atentas a possíveis inclinações de árvores e postes, qualquer movimento de terra ou rochas próximo à residência, além do aparecimento de rachaduras em muros e paredes.

Em caso de alagamentos, deve-se evitar o contato com a água, não dirigir em locais alagados, evitar transitar em pontes submersas e tomar cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões

Temperaturas

As temperaturas seguem elevadas no Estado. Os termômetros devem marcar entre 20 ºC e 25 ºC. Já no Oeste, as máximas podem chegar aos 27 ºC.

+

Tempo