Santa Catarina tem alerta para temporais com ventos fortes

Litoral Sul deve ter ventos de até 70 km/h, segundo a Marinha; semana será de chuva com temporais isolados na maioria das regiões do Estado

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a possibilidade de temporais isolados no Estado nesta segunda-feira (27). O aviso vale das 6h às 18h.

A Marinha também alertou para a ocorrência de ventos fortes, de até 70 km/h, no Litoral Sul catarinense, a partir desta segunda-feira, até a manhã de quarta-feira (29).

Segundo a Defesa Civil, a ocorrência dos temporais se dá por conta da atuação de áreas de instabilidade na divisa com o Rio Grande do Sul. A condição deve ter início no Oeste pela manhã, e avançar para o Litoral Sul no decorrer do dia.

Santa Catarina deve ter temporais durante a semana – Foto: Pixabay/Divulgação NDSanta Catarina deve ter temporais durante a semana – Foto: Pixabay/Divulgação ND

O órgão informa, ainda, que as condições são favoráveis para chuvas fortes e descargas elétricas em toda a região destacada em amarelo no mapa:

Segunda-feira (27) tem chances de temporais isolados em toda a divisa com o RS – Foto: Divulgação/Defesa CivilSegunda-feira (27) tem chances de temporais isolados em toda a divisa com o RS – Foto: Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil recomenda que as pessoas busquem um local abrigado, longe de placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Ventos de até 70 km/h e chuva no decorrer da semana

De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins, a partir desta terça-feira (28) regiões catarinenses, entre elas o Oeste, Norte e Vale do Itajaí, devem ser atingidas por temporais isolados. A instabilidade se estende na quarta (29) e quinta-feira (30).

No entanto, o tempo deve melhorar gradativamente a partir da sexta-feira (31), quando o Estado entra em um período mais seco e a temperatura deve voltar a chegar aos 30°C na próxima semana, segundo o meteorologista.

+

Tempo