SC bate recorde de calor duas vezes em menos de um mês

Epagri/Ciram ainda alerta para nova onda de calor que chega nesta sexta e se instala até a próxima semana em Santa Catarina; veja os números

Os dias de calor, influenciados pela forte massa de ar quente sobre Santa Catarina, trouxeram, além das altas temperaturas, números históricos. Nos primeiros dias de 2022, em Florianópolis, as máximas bateram 33,9°C, em 16 de janeiro, e 34,8°C, em 18 de janeiro.

Segundo os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas não eram tão altas desde 24 de fevereiro de 2019, quando a máxima chegou em 38,3°C.

Calor não deu trégua aos catarinenses nos últimos dias – Foto: Estadão Conteúdo/Divulgação/NDCalor não deu trégua aos catarinenses nos últimos dias – Foto: Estadão Conteúdo/Divulgação/ND

Ainda de olho no ‘calorão’, a Epagri/Ciram emitiu um aviso relacionado à chegada uma nova onda de calor ao Estado. Com data de início estipulada para esta sexta-feira (21), a massa de ar seco e quente deve se estender até a próxima quarta-feira (26), quando começa a perder força.

Do Extremo-Oeste ao Litoral, os números devem chegar à casa do 35°C. A máxima também deve ser registrada na região do Vale do Itajaí, que deve ter localidades registrando 40°C. Pela noite, os números variam entre 22°C e 27°C. O mesmo alerta foi emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina.

Como fica o fim de semana?

Para os moradores e turistas do Litoral catarinense, o tempo é propício para ir à praia ou piscinas. Atentos ao uso do protetor solar, aqueles que desejam ir aos locais devem encontrar temperaturas na casa dos 37°C, como no Litoral Sul, 35°C, no Litoral Norte e 32°C, na região litorânea da Grande Florianópolis.

Moradores e turistas aumentam movimento nas praias de SC durante a temporada – Foto: Leo Munhoz/NDMoradores e turistas aumentam movimento nas praias de SC durante a temporada – Foto: Leo Munhoz/ND

Já no Oeste, os números chegarão aos 40°C. Meio-Oeste e Oeste devem ficar na casa dos 36°C, enquanto, mais ao Leste do Estado, o Vale do Itajaí chegará à 37°C de máxima. Há previsão de rajadas de ventos de atpe 60 km/h para as regiões do Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Confira as temperaturas para este sábado (22):

  • Litoral Norte:  23°C / 35°C;
  • Planalto Norte:  18°C / 33°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 22°C / 32°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 18°C / 33°C;
  • Vale do Itajaí: 20°C / 37°C;
  • Litoral Sul: 23°C / 37°C;
  • Planalto Sul: 13°C / 34°C;
  • Meio-Oeste: 18°C / 36°C;
  • Oeste: 19°C / 36°C;
  • Extremo-Oeste: 21°C / 40°C.
+

Tempo

Loading...