SC terá quinta com mais chuvas intensas, temporais e granizo

Temporais isolados estão previstos para todas as regiões, com chuvas ainda volumosas e indicativo de novas inundações e deslizamentos

A previsão do tempo indica uma quinta-feira (4) de tempo fechado, seguindo a tendência de chuvas intensas dos últimos dias, com temporais previstos para todas as regiões, e possibilidade de granizo moderado em todo o território de SC.

O último alerta da Defesa Civil prevê temporais principalmente entre tarde e noite. Assim como nos dias anteriores, há a possibilidade de chuvas intensas e volumosas em pouco tempo, ocasionando novos deslizamentos e alagamentos.

SC; tempo; temporais; chuvas; quintaTempo fechado e com pancadas de chuva deve persistir até o fim de semana – Foto: Gustavo Bruning/ND

Além disso, o órgão alerta: “há chance de eventual queda de granizo e rajadas de vento de forma isolada”.

As rajadas, segundo a Epagri/Ciram, serão de 50km/h a 60km/h na maior parte do Estado.

Apesar das pancadas de chuvas isoladas previstas para toda as regiões, as temperaturas podem se mostrar ainda altas durante a manhã, que deve ter tempo aberto.

Serão máximas perto dos 30°C no Litoral e no Oeste, e mínimas de 16°C em praticamente todas as regiões.

Até sexta (5) persiste o risco de temporais isolados no Estado, mas o fim de semana continuará com tempo instável e com chuvas.

Uma frente fria deve se aproximar do Sul, o que pode gerar chuvas no início do dia da sexta (5), além das já registradas aos fins de tarde.

Quarta de nuvem shelf-cloud e virada no tempo

Os temporais já chegaram no fim da tarde desta quarta (3). O tempo fechou em questão de poucos minutos, e você pode conferir os registros em foto aqui.

Na capital, uma nuvem shelf-cloud foi avistada, sendo um fenômeno que pode “provocar temporais, embora de menor intensidade, por conta da estrutura desse tipo de nuvem”, segundo o meteorologista Piter Scheuer, em entrevista ao ND+.

Volume alto inundou ruas em diversas cidades

Os riscos de inundações que seguem para os próximos dias já somaram diversos estragos em SC durante essa semana. Em Blumenau por exemplo, a rua Araranguá se tornou praticamente um rio durante esta quarta (3).

Nossa Rua Araranguá sofrendo novamente com as enchurradas

Posted by Danda Evinho on Wednesday, March 3, 2021

Desde o fim de semana são diversos municípios registrando ocorrências similares. Na capital, uma das que tomou maior proporção e acabou prejudicando o trânsito foi um deslizamento na Via Expressa da BR-282.

Quedas de muros e ocorrências semelhantes também foram enfoque dos estragos, mas nenhum dano significativo foi registrado, apesar da grande quantidade.

Em Joinville, na Zona Norte, o rio Cubatão se transformou e a correnteza provocada pelo volume de chuva chamou a atenção. Em três dias, o acumulado de chuva superou os 215 mm na cidade.

A ponte do Quiriri de Baixo, sobre o rio, foi interditada no fim de semana devido ao risco causado pela forte correnteza e pelo nível da água, que chegou a cobrir a estrutura.

“A correnteza estava muito forte e o nível do rio subiu bastante. Em alguns pontos, ele chegou a sair da calha. Para a segurança das pessoas que passam por ali, tivemos que interditar a ponte”, explicou Marnio Luiz Pereira, gerente de Proteção Civil, em entrevista ao nd+ Joinville.

Até quinta, no mínimo, chuvas seguirão intensas

A Defesa Civil atesta que até quinta (4), altos volumes de chuva devem persistir.

Conforme a Epagri/Ciram, a condição se deve a uma área de baixa pressão no Litoral de Santa Catarina. Em algumas localidades, os acumulados de chuva podem ser de até 30mm a cada hora.

Há dias, a chuva persiste especialmente na região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, com acumulados que chegam aos 200 litros de chuva por metro quadrado ao longo de dois dias, por exemplo.

Confira as temperaturas previstas para Terça (2) em SC

Litoral Norte: 21°C/30°C

Planalto Norte: 16°C/24°C

Grande Florianópolis Litorânea: 22°C/28°C

Grande Florianópolis Serrana: 18°C/26°C

Vale do Itajaí: 18°C/27°C

Litoral Sul: 18°C/30°C

Planalto Sul: 14°C/23°C

Meio-Oeste: 16°C/28°C

Oeste: 16°C/29°C

Extremo-Oeste: 18°C/30°C

+

Tempo