SC contabiliza estragos e Defesa Civil mantém alerta para temporais e deslizamentos

Região Oeste e Vale do Itajaí contabilizaram problemas oriundos das intempéries das últimas horas no Estado; alerta da Defesa Civill está mantido para segunda, inclusive, com chance de deslizamentos

Santa Catarina registrou prejuízos ao longo do domingo (5), em virtude do mau tempo que acometeu todas as regiões do Estado. Em dado momento a Celesc (Companhia de Energia Elétrica de Santa Catarina) chegou a contabilizar quase 20 mil clientes sem energia devido as intempéries.

Mapa mostra a previsão e as respectivas cores para sinalizar possíveis temporais em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/divulgaçãoMapa mostra a previsão e as respectivas cores para sinalizar possíveis temporais em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/divulgação

O alerta foi dado pela Defesa Civil e Epagri/Ciram. Se o resultado não foi todo o alarmado, certamente, atingiu casas e trouxe prejuízos aos moradores, sobretudo, das regiões Oeste e Vale do Itajaí.

Conforme repassado pela assessoria de imprensa da Companhia de Energia Elétrica, o forte temporal que atingiu o Vale do Itajaí, neste domingo, com chuva e ventos fortes, deixou pouco mais de 3 mil unidades consumidoras sem energia elétrica.

Trechos como Rio do Campo e José Boiteaux registraram os maiores prejuízos.

A região de Concórdia também foi atingida com fortes ventos que lançaram vegetação sobre a rede, fazendo com que os religadores atuassem, ou seja, a rede elétrica entende, automaticamente, que existe algum problema e para de fazer a energia circular, por segurança.

No pico da ocorrência, 8 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. As equipes da Celesc também continuam em campo – informação das 19h deste domingo – para restabelecer a rede para as 4,3 mil unidades sem energia, principalmente nas regiões de Seara, Passos Maia, Vargeão e Arabutã.

Alerta mantido

Segundo o último boletim meteorológico emitido pela Defesa Civil, um sistema de baixa pressão, associado ao calor e umidade, favorece condições para temporais e chuva intensa entre a noite de domingo e madrugada de segunda-feira.

Risco moderado para deslizamentos em cidades da Grande Florianópolis – Foto: Defesa Civil/divulgaçãoRisco moderado para deslizamentos em cidades da Grande Florianópolis – Foto: Defesa Civil/divulgação

Há um risco alto para ocorrências associadas aos temporais, além de chuva intensa e consequências disso como enxurradas e alagamentos.

A Defesa Civil ainda emitiu um outro alerta, já próximo das 20h de domingo, para risco moderado de deslizamento nos municípios de São José, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz.

Confira as temperaturas nesta segunda (6), segundo a Epagri/Ciram:

Litoral Norte: 19°C | 23°C;

Planalto Norte: 13°C | 24°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 18°C | 23°C;

Grande Florianópolis Serrana: 15°C | 20°C;

Vale do Itajaí: 18°C | 22°C;

Litoral Sul: 18°C | 22°C;

Planalto Sul: 13°C | 20°C;

Meio-Oeste: 16°C | 25°C;

Oeste: 13°C | 28°C;

Extremo-Oeste: 16°C | 32°C.

+

Tempo

Loading...