SC registra quase 70 mil raios na madrugada desta terça-feira

Mais de 14 mil raios tocaram o solo catarinense nas primeiras oito horas de dia marcado por passagem de tornado e tempestades

Santa Catarina registrou 67.230 raios nas primeiras oito horas desta terça-feira (14). Além disso, um tornado foi registrado pela Defesa Civil na noite desta segunda-feira (13).

Mais de 640 raios foram registrados na região da Grande Florianópolis – Foto: Paulo Sérgio/NDTV/Arquivo/NDMais de 640 raios foram registrados na região da Grande Florianópolis – Foto: Paulo Sérgio/NDTV/Arquivo/ND

De acordo com o Elat/Inpe (Grupo de Atividade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre 0h e 8h desta terça, 14.990 raios atingiram o solo catarinense e outros 52.240 ficaram apenas entre as nuvens.

Já entrava na terça-feira (14) quando foi possível escutar raios na região da Grande Florianópolis. Ainda conforme o Elat/Inpe, foram 641 raios, entre NS (raios que atingiram o solo) e IN (que ficaram apenas nas nuvens), nas quatro principais cidades da região:

Temporal e passagem de tornado

Ainda durante a noite da última segunda-feira (13), um tornado foi registrado passando pelo município de Guatambu, no Oeste de Santa Catarina, por volta das 23h, afirma a Defesa Civil.

Nas imagens de radar meteorológico, a Defesa Civil informou que identificou o deslocamento de uma supercélula, com características tornádicas, entre às 22h50min e 23h15min, sobre o município de Guatambu e vizinhanças.

O meteorologista Piter Scheuer acredita que um tornado de categoria F0 — pequena proporção — atingiu o interior do município.

“Foi um tornado bem isolado, pontual, que atingiu parte de uma casa e deixou apenas danos materiais”, disse o especialista. Scheuer esteve no local no começo da manhã, coletou dados e enviou à Defesa Civil Municipal.

Os temporais foram causados por conta da passagem de uma frente fria combinada com o escoamento da umidade e presença de instabilidade.

Além disso, chuva de granizo, rajadas de vento e ocorrências de alagamentos e destelhamentos foram registrados, principalmente nas regiões do Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste.

Vale ressaltar que quase 2 mil raios foram registrados em seis municípios do Oeste, durante um período de 12 horas.

+

Tempo

Loading...