SC segue com céu encoberto e chance de chuva no fim de semana; veja detalhes

Passagem de frente fria pelo oceano deixa tempo instável e com mar agitado na costa catarinense

O fim de semana se aproxima, mas não trará grandes mudanças ao tempo em Santa Catarina, que segue com céu encoberto e chance de chuva. No sábado (16), a passagem de uma frente fria pelo oceano traz chuva fraca e isolada no Centro-Leste do Estado.

Céu segue encoberto em Santa Catarina no fim de semana – Foto: Bruna Stroisch/NDCéu segue encoberto em Santa Catarina no fim de semana – Foto: Bruna Stroisch/ND

Conforme a previsão da Defesa Civil estadual, o dia deve amanhecer com temperaturas amenas no Planalto Sul, próximas dos 10°C. Nas demais regiões, as temperaturas variam entre 14°C e 19°C.

A máxima chega aos 26°C no Vale do Itajaí e varia entre 22°C e 25°C na Grande Florianópolis, Oeste, Litoral e Planalto Norte.

Por conta do tempo com mais nebulosidade, a máxima não passa dos 20°C no Sul do Estado. A presença de um sistema de baixa pressão no oceano favorece condição para vento forte de quadrante sul no Litoral.

As rajadas podem passar dos 60 km/h, com risco baixo a moderado para ocorrências. O mar deve ficar agitado na costa catarinense.

Previsão para domingo

No domingo (17), uma nova área de baixa pressão volta a fornecer condição para chuva em Santa Catarina. A chuva deve atingir o Oeste do Estado ainda pela manhã e se espalhar para as demais regiões no decorrer do dia.

A temperatura mínima chega aos 7°C no Planalto Sul, variando entre 15°C e 19°C na Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas demais áreas, os termômetros marcam entre 10°C e 14°C.

Durante a tarde, o tempo mais encoberto mantém as temperaturas amenas, variando entre 14°C a 18°C no Centro do Estado e entre 19°C e 21°C, nas demais áreas.

O vento varia de quadrante Sul para Sudeste no decorrer do dia. O mar segue agitado no domingo.

Na segunda-feira (18), a tendência é de elevação gradual da temperatura, sobretudo, no Oeste onde a máxima chega aos 26°C. A condição ainda é de chuva entre a madrugada e a manhã no Litoral com melhora do tempo no decorrer do dia.

Semana marcada por temporais

Os ventos na madrugada desta quinta-feira (14) chegaram a 101 km/h em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, e deixaram mais de 70 mil casas sem energia. Os temporais derrubaram árvores e destelharam casas.

Uma torre da rádio local caiu com a força das rajadas na BR-282, em Xaxim, também no Oeste.

Os municípios mais afetados pelos ventos foram Chapecó, cuja estação registrou 82,8 km/h; Concórdia, com 83,4 km/h, Campos Novos, com 85,7 km/h e São Miguel do Oeste, com rajadas de até 77,4 km/h.

As chuvas persistentes dos últimos dias na Grande Florianópolis e no Litoral Norte são resultados do fenômeno conhecido na Ilha de Santa Catarina como “lestada”, afirma a meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues.

+

Tempo

Loading...