SC tem alerta de chuva forte e risco alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos

Cidades do litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis são consideradas com risco alto para ocorrências por conta do volume de chuva; apesar disso, calor permanece em SC

Santa Catarina tem alerta de chuva forte que pode ocasionar alagamentos, enxurradas e deslizamentos entre a noite deste domingo (9) e ao longo da segunda-feira (10).

Forte chuva deixa Centro Histórico de Laguna debaixo d’água – Foto: Reprodução/Internet/Arquivo/NDForte chuva deixa Centro Histórico de Laguna debaixo d’água – Foto: Reprodução/Internet/Arquivo/ND

De acordo com a Defesa Civil do Estado, a circulação marítima, intensificada pela presença de um vórtice ciclônico (caracterizada pelo movimento da descida de ar frio e seco do centro e de ar quente e úmido para a parte superior) em médios e altos níveis da atmosfera.

Além disso, os temporais são ocasionados também pelo sistema de baixa pressão no Litoral do Sudeste que favorece a condição persistente nas cidades litorâneas a partir deste domingo.

A chuva ocorre de forma intensa em alguns momentos em especial entre a Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte de Santa Catarina (laranja).

As cidades indicadas em amarelo no mapa o risco de ocorrências por conta da chuva é considerado de nível moderado. Confira:

Risco de temporais, enxurradas e deslizamentos para cidades do Litoral Norte até a Grande Florianópolis – Foto: DCDC/Divulgação/NDRisco de temporais, enxurradas e deslizamentos para cidades do Litoral Norte até a Grande Florianópolis – Foto: DCDC/Divulgação/ND

Por volta das 18h50, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de observação para chuva persistente para as cidades que vão desde Balneário Piçarras até Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, pelas próximas três horas.

Em caso de alagamentos e inundações, a Defesa Civil orienta que evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados ou transitar em pontilhões e pontes submersas. Além disso, cuidado com as crianças próximas a rios e ribeirões.

Já para ocorrência de deslizamentos de terra, é necessário ficar atento aos sinais de inclinação de postes e árvores ou qualquer movimentação de terra ou rochas.

Confira as temperaturas para segunda-feira:

Litoral Norte: 20°C / 26°C;

Planalto Norte: 11°C / 23°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 19°C / 26°C;

Grande Florianópolis Serrana: 14°C / 24°C;

Vale do Itajaí: 14°C / 26°C;

Litoral Sul: 14°C / 28°C;

Planalto Sul: 9°C / 26°C;

Meio-Oeste: 11°C / 30°C;

Oeste: 13°C / 31°C;

Extremo-Oeste: 14°C / 34°C.

+

Tempo

Loading...