SC tem alerta para risco de alagamentos, deslizamentos e falta de energia até quarta

Alerta da Defesa Civil cobre grande parte do Estado; terça (8) e quarta (9) terão mar agitado e ondas que chegam a 3 metros

A frente fria que avança no Estado deixa esta segunda-feira (7) nublada e com chance de temporais isolados em Santa Catarina. Na região Centro-Leste, os acumulados de chuva devem ser altos, com o risco moderado a alto para alagamentos e deslizamentos pontuais, segundo a Defesa Civil.

Chuva pode provocar deslizamentos e alagamentos em Santa Catarina – Foto: Elias Gotaski/NDTVChuva pode provocar deslizamentos e alagamentos em Santa Catarina – Foto: Elias Gotaski/NDTV

O órgão estadual emitiu alerta que vale a partir das 10h desta segunda-feira (7) às 23h59 de quarta (9).

A temperatura fica amena ao longo do dia. As máximas chegam a 12°C no Planalto Sul, e de 15°C a 18°C no Oeste e Planalto Norte. Nas deais regiões, a temperatura máxima não ultrapassa os 20°C.

Haverá ventos de Sudeste a Leste, com fraca a moderada intensidade, com rajadas de ventos ocasionais, a partir do final da tarde, principalmente no Litoral Sul e na Grande Florianópolis (em torno de 50 km/h).

Alerta da Defesa Civil vale até a próxima quarta-feira (9) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDAlerta da Defesa Civil vale até a próxima quarta-feira (9) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Terça-feira (8) terá mar agitado

A frente fria se afasta do Estado e há a formação de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, o que provoca pancadas de chuva ao longo desta terça.

O risco para deslizamentos e alagamentos por conta do volume de chuva segue moderado a alto. A temperatura fica amena em todas as regiões, com mínimas de 8°C no Planalto Sul, de 11°C a 15°C no Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões, variam entre 16°C a 19°C.

O mar fica agitado, com ondas de Leste e altura de 2 a 2,5 metros (com picos de 3 metros) no Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

Quarta-feira (9)

Haverá pancadas de chuva isoladas no Meio-Oeste e na Grande Florianópolis, também com chance de altos acumulados de chuva na região e no Litoral Sul.

O risco de desastres permanece alto a moderado. As temperaturas mínimas variam de 10°C a 15°C no Oeste, Planaltos e 15°C a 19°C nas demais regiões. Já à tarde, as máximas chegam a 22°C no Oeste e Litoral Norte, 15°C no Planalto Sul e entre 15°C e 20°C nas demais áreas.

O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos, como queda de galhos e interrupção de fornecimento de energia elétrica. Com ondas de até 3 metros no Litoral Sul, 2,5 metros na Grande Florianópolis e 2 metros nas demais áreas, o risco segue moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

+

Tempo