SC tem alerta para temporais, rajadas de ventos e queda de granizo nesta quinta-feira

Calor intenso combinada com umidade permite a formação de pancadas isoladas de chuva com trovoadas e com risco moderado para ocorrências associadas ao tempo

Santa Catarina tem alerta para temporais com chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo a partir da tarde desta quinta-feira (20). Apesar disso, o calor intenso deve permanecer no Estado.

NCidades do Oeste tem risco moderado para ocorrências por conta da chuva  – Foto: Caroline Figueiredo/NDNCidades do Oeste tem risco moderado para ocorrências por conta da chuva  – Foto: Caroline Figueiredo/ND

De acordo com a Defesa Civil estadual, o forte calor combinado com a umidade disponível na atmosfera e a presença de um sistema de baixa pressão no Sul do Paraguai favorecem a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoada entre a tarde e noite desta quinta para todas as regiões do Estado.

O risco é considerado moderado para ocorrências associadas aos temporais nas cidades do Litoral Sul, parte da Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul, Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste.

Aviso de temporais isolados para quinta-feira em SC – Foto: DCSC/Reprodução/NDAviso de temporais isolados para quinta-feira em SC – Foto: DCSC/Reprodução/ND

Por conta disso, a Defesa Civil de Santa Catarina orienta que, em caso de tempestades com ventos fortes e raios, se busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Assim como em local abrigado, ficar longe das janelas, desligar os aparelhos eletrônicos e lembrar que o banheiro de alvenaria é um local muito seguro. Além disso, caso esteja na praia, jamais fique na água.

Já em caso de alagamentos e inundações, a orientação é evitar o contato com as águas e não dirigir em locais alagados, transitar em pontilhões e pontes submersas. Assim como cuidar com as crianças próximas a rios e ribeirões.

Temperaturas

De acordo com a Defesa Civil, o Planalto Sul será amanhecer com temperaturas próximas de 16°C. Enquanto isso, será de 16°C a 20°C no restante da porção central de Santa Catarina e de 19°C a 24°C nas demais áreas.

Na parte da tarde, as máximas chegam próximas dos 40°C no Extremo-Oeste, de 33°C a 37°C no Litoral Sul, Oeste e Meio-Oeste.

As demais regiões terão máximas entre 30°C e 35°C. O vento eserá de Nordeste/Norte e com rajadas ocasionais em torno de 55 km/h no Litoral Sul.

+

Tempo

Loading...