SC tem aviso para onda de calor, risco de temporais e granizo nesta quarta-feira

Calor combinado com a umidade e uma área de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai favorecem pancadas de chuva

Santa Catarina permanece com o aviso de calor intenso, temperaturas próximas dos 40°C nesta quarta-feira (19). Apesar disso, existe ainda o risco de fortes chuvas e temporais.

Sol deve predominar em todo o Estado, mas não está descartada a possibilidade de temporais – Foto: Flavio Tin/Arquivo/NDSol deve predominar em todo o Estado, mas não está descartada a possibilidade de temporais – Foto: Flavio Tin/Arquivo/ND

De acordo com a Defesa Civil estadual, o calor combinado com a umidade e uma área de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai favorecem pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados em Santa Catarina.

No entanto, a chuva pode ser de moderada a forte intensidade em um curto intervalo de tempo, acompanhado de raios, queda de granizo e rajadas de vento, mas de forma localizada.

Apesar do amanhecer com temperaturas entre 16°C e 23°C, as máximas chegam aos 41°C no Extremo-Oeste. O vento será de Nordeste e com rajadas consideradas de fraca a moderada intensidade.

Por conta do calor intenso, a Defesa Civil orienta que procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32°C, especialmente naqueles com pessoas idosas, enfermos ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor.

Além disso, jamais deixe crianças e animais sozinhos nos carros durante qualquer período de tempo. Minimize exposições diretas ao sol. Vista roupas folgadas e de cores mais claras.

Assim como se hidratar bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos. Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão, por exemplo, frutas e saladas.

Confira as temperaturas nesta quarta-feira (18):

Litoral Norte: 22°C / 33°C;

Planalto Norte: 17°C / 30°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 23°C / 35°C;

Grande Florianópolis Serrana: 18°C / 31°C;

Vale do Itajaí: 19°C / 33°C;

Litoral Sul: 23°C / 34°C;

Planalto Sul: 14°C / 30°C;

Meio-Oeste: 19°C / 33°C;

Oeste: 17°C / 33°C;

Extremo-Oeste: 19°C / 38°C.

+

Tempo

Loading...