SC tem primeira neve do ano e frio deve continuar intenso

Primeiros flocos de neve caíram nesta segunda-feira (28), em São Joaquim, na Serra catarinense

Santa Catarina começou a semana com o primeiro registro de neve em 2021! O amanhecer gelado desta segunda-feira (28) é um prenúncio dos próximos dias, que devem ser ainda mais frios em todo o Estado!

Semana já começa com neve na Serra

A primeira neve do ano em solo catarinense aconteceu em São Joaquim, na Serra catarinense. Além da chuva congelada, os primeiros flocos de neve, ainda tímidos, já caíram na cidade. Veja os vídeos:

Primeira neve de 2021 foi registrada em São Joaquim – Vídeo: Clima Terra/Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer

Primeiros flocos foram registrados nesta segunda-feira (28) – Vídeo: Wagner Urbano/Divulgação

Além de São Joaquim (vídeo), Água Doce também registrou neve – Vídeo: Wagner Urbano/Divulgação

Em Urupema, os termômetros marcaram temperatura negativa: -0,04°C, registro muito parecido com Bom Jardim da Serra, que chegou a 0°C.

Assim como na Serra, a região Oeste também teve temperaturas baixas, como em Dionísio Cerqueira e em Anchieta, que chegaram aos 2°C. Aliás, Água Doce, na mesma região, também teve neve confirmada pela Epagri/Ciram.

Previsão é de frio até em áreas mais quentes

Quem mora na Serra catarinense já deve estar acostumado ao frio intenso e, inclusive, pode esperar por temperaturas negativas nesta semana, entre -5°C e -8°C na madrugada de quarta-feira (30), quando deve atingir o ápice.

Porém, nos próximos dias, até áreas mais quentes do Estado, como o Litoral Norte, devem ter dias gelados. Em Joinville, por exemplo, os termômetros podem marcar 2°C nesta semana.

A meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, explica que a condição é causada por uma massa de ar frio que passa por Santa Catarina.

“Estamos com uma massa de ar frio muito intensa que faz com que as temperaturas diminuam no decorrer das horas. Com essa condição de umidade, chuva e temperatura caindo, já temos condição pra chuva congelada, como no Oeste e em regiões mais altas”, destaca.

Dessa forma, o frio que já está em Santa Catarina deve ficar ainda mais intenso com o passar das horas e atingir as temperaturas mais baixas entre quarta (30) e quinta (1º).

São Joaquim também registrou chuva congelada – Foto: Mycchel Legnahi/São Joaquim OnlineSão Joaquim também registrou chuva congelada – Foto: Mycchel Legnahi/São Joaquim Online

“Terça, quarta e quinta serão de temperaturas bem baixas, abaixo dos 7°C de mínima. Já as máximas sobem um pouco porque o sol aparece, mas não passam dos 15°C”, diz Marilene.

E pra quem está se perguntando quando o frio deve ir embora, a resposta é a partir do fim de semana, quando a massa de ar frio vai perdendo força e ocorre um aquecimento gradativo.

Ainda tímida, a neve caiu pela primeira vez em SC neste ano – Foto: Wagner Urbano/DivulgaçãoAinda tímida, a neve caiu pela primeira vez em SC neste ano – Foto: Wagner Urbano/Divulgação

E a chuva, continua em Santa Catarina?

A chuva fina que cai em várias regiões do Estado nesta segunda-feira (28) deve persistir até a próxima madrugada, diminuindo a partir de terça (29).

O sol vai aparecer durante a semana e pode até ser um alento para os mais friorentos nesses dias, embora a meteorologista alerte: “apesar do sol, o frio é muito intenso”.

+

Tempo

Loading...