SC tem sensação térmica de 52°C e alerta para onda de calor segue com temporais

Litoral registrou temperaturas acima de 35°C e alta umidade do ar nesta quarta (19)

As temperaturas elevadas combinadas à umidade relativa do ar mais alta provocaram sensação térmica de 52°C em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, nesta quarta-feira (19).

Calor histórico no Litoral traz altas sensações térmicas – Foto: Leo Munhoz/NDCalor histórico no Litoral traz altas sensações térmicas – Foto: Leo Munhoz/ND

No município, os termômetros chegaram a 36,1°C, com umidade relativa do ar em 67%. Na região litorânea, as máximas variaram entre 31°C e 36,3°C. A previsão é que a onda de calor siga no Estado ao menos até este sábado (22), diz a Defesa Civil.

SC segue com alerta para onda de calor – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDSC segue com alerta para onda de calor – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

As cidades do Litoral com as maiores temperaturas foram Urussanga, com 36,3°C, seguida de Criciúma, 36,1°C. Jaraguá do Sul e Águas Mornas na sequência com a mesma temperatura de 35,3°C, e Meleiro, com 34,9°C. A capital Florianópolis registrou 33,4°C.

Sensação térmica ultrapassou 50. nesta quarta-feira (19) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDSensação térmica ultrapassou 50. nesta quarta-feira (19) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Já no Oeste e Extremo-Oeste do Estado as máximas chegaram ao 40°C, como Itapiranga e Caibi, o que deve permanecer nessas regiões nesta quinta. No Litoral a previsão é de temperaturas acima de 35°C. Nas demais áreas, as máximas devem ficar acima de 30°C.

Temporais isolados nesta quinta

O forte calor associado à umidade e a um sistema de baixa pressão no Sul do Paraguai provoca pancadas de chuva com trovoadas e com risco para temporais isolados.

Em um curto intervalo de tempo, a Defesa Civil alerta que a chuva deve ser intensa, com raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo entre a tarde e a noite desta quinta em todas as regiões de Santa Catarina.

O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa abaixo.

Calor e alta umidade do ar provocam temporais isolados nesta quinta-feira (20) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDCalor e alta umidade do ar provocam temporais isolados nesta quinta-feira (20) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...