SC terá ‘reviravolta’ no tempo ainda em outubro; confira

Restante da semana terá possibilidade de pancadas de chuva e até granizo, SC pode registrar tempo seco e firme na maioria das regiões no restante de outubro

Santa Catarina registrou dias chuvosos e tempo nublado durante os primeiros 15 dias de outubro. No entanto, a condição deve permanecer até sexta-feira (15), mas com “reviravoltas” ainda durante o mês.

Imagem mostra céu de SC com sol e um homem andando de bicicleta na areia da praiaMeteorologista indica condição de tempo firma e aparecimento do sol no restante de outubro em SC – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, os dias chuvosos ocorreram por conta do sistema de baixa pressão, de uma frente fria e o ar quente e úmido que vem da floresta Amazônica.

“O que está indicando para o restante de outubro é um tempo mais seco, com mescla de frio e aquecimento por conta da massa de ar que atuará com maior frequência. Porém, o Norte do Estado terá chuvas mais regulares e todas as áreas terão o tempo seco”, explica o meteorologista.

Piter Scheuer ressalta que existe a possibilidade de chuvas, mas de forma irregular e com menor frequência do que foi registrado no início de outubro.

“O tempo será mais firme, ou seja, presença de sol, principalmente no Oeste e com amplitude térmica. Além disso, o frio tardio pode ocorrer entre a próxima terça (19) e quarta-feira (20), resultando em mínimas de 8ºC no Oeste e até geada isolada no topo da Serra”, complementa Piter Scheuer.

Enquanto isso, Santa Catarina pode registrar máximas acima dos 30ºC nos dias mais quentes de outubro. Assim como durante o fim de semana, ou seja, no sábado (16) e domingo (17).

“Antes disso, não está descartada a possibilidade de temporais para o Oeste na sexta-feira (15). As tempestades ocorrem por conta de uma frente fria que recebe o ar quente e úmido que vem da floresta Amazônica”, conclui o meteorologista.

Temporais isolados e mar agitado ao longo da quinta-feira

Assim como afirmou Piter Scheuer, a noite de quarta e manhã de quinta-feira (14) contará com pancadas de chuvas, que podem vir na forma de temporais isolados, principalmente nas regiões do Oeste de Santa Catarina.

Conforme aviso meteorológico da Defesa Civil estadual, as chuvas ocorrem por conta da atuação de uma área alongada de baixa pressão sobre o Oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina combinada ao fluxo de ar quente e úmido da região Amazônica.

Ainda assim, o órgão alerta para o risco de deslizamento, principalmente entre a Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

Além disso, a Defesa Civil alerta para a condição de mar agitado no Litoral Sul e ondas com picos de 2,5 metros. Isso ocorre por conta dos ventos do quadrante Nordeste, com rajadas entre 50km/h e 80km/h, e o sistema de baixa pressão próximo da costa da Argentina.

Imagem mostra alerta de observação para o litoral Sul de SCAlerta de mar agitado no Litoral Sul de SC – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação/ND

A Defesa Civil de Florianópolis afirma que segue monitorando a região do Morro das Pedras, no Sul da Ilha de Santa Catarina, diariamente.

“Segundo as informações da meteorologia da Defesa Civil de SC e Epagri, Florianópolis não tem alerta para observação marítima, estando sob neutralidade com altura de onda abaixo de 2 metros”, conclui o órgão municipal.

Confira as temperaturas para quinta-feira (14):

-Litoral Norte:  19°C / 24°C;

-Planalto Norte:  14°C/ 25°C;

-Grande Florianópolis Litorânea: 19°C / 23°C;

-Grande Florianópolis Serrana: 15°C / 23°C;

-Vale do Itajaí: 15°C / 25°C;

-Litoral Sul: 15°C / 27°C;

-Planalto Sul: 13°C / 21°C;

-Meio-Oeste: 14°C / 28°C;

-Oeste: 13°C / 28°C;

-Extremo-Oeste: 16°C / 30°C.

+

Tempo

Loading...