Semana começa com alerta de ventos fortes, mar agitado e ressaca em Santa Catarina

Rajadas de ventos, que podem chegar aos 70 km/h, se dão pela atuação de um ciclone extratropical na costa do Uruguai

A segunda semana de abril começa com alerta de ventos intensos, mar agitado e risco de ressaca em Santa Catarina.

Alerta ventos – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDAlerta ventos – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

De acordo com a Defesa Civil, a partir da noite deste domingo (11), a atuação de um ciclone extratropical na costa do Uruguai provoca ventos persistentes e moderados de direção Sul no Litoral Catarinense, iniciando pelo Sul do Estado.

As rajadas podem chegar aos 70 km/h. Há risco moderado para desastres associados aos ventos intensos. O aviso é válido até o meio-dia desta segunda-feira (12).

Mar agitado e risco de ressaca

A partir da madrugada desta segunda-feira (12), há condição para mar agitado e risco de ressaca entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Essa condição também se dá por conta da atuação do ciclone extratropical em alto mar na altura do Uruguai.

Alerta mar agitado – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDAlerta mar agitado – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

São esperadas ondas de Sudoeste/Sul e que podem chegar até 2,5 metros.O aviso é válido até a tarde desta terça-feira (13).

Previsão para domingo

Conforme a Defesa Civil, a aproximação de uma frente fria combinada ao calor favorece condições para aumento de nuvens e pancadas de chuvas neste domingo (11).

Elas serão bem isoladas, mal distribuídas, com trovoadas, a partir do final da tarde e ocorrem nas proximidades da divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente, o Planalto e Litoral Sul, e na madrugada em localidades da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 38°C no Litoral Sul, variam de 29°C a 34°C na porção Oeste, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e 27°C a 29°C nos Planaltos.

Previsão para segunda-feira

Na segunda-feira (12), a frente fria se afasta do Estado no decorrer do dia, mas favorece a variação de nuvens e chance de chuva isolada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, entre a madrugada e manhã, no decorrer do dia entre o Litoral e Planalto Norte.

O ciclone extratropical, em alto mar, ainda favorece rajadas de ventos de moderada intensidade (até 75 km/h), de quadrante Sul, em todo Litoral, Baixo Vale, e agitação marítima.

Uma alta pressão deixa o dia com sol e algumas nuvens em boa parte do Estado, além de favorecer a queda das temperaturas em relação aos dias anteriores.

Assim, o risco é baixo a moderado de desastres no Estado. O dia começa com temperaturas amenas: 17°C a 23°C no Litoral, Vale, 13°C a 17°C no restante do Estado.

À tarde, as máximas não passam dos 28°C na porção Oeste, Planalto e Litoral Norte, Vale, 23°C no Planalto Sul e variam de 24°C a 27°C nas demais regiões. A partir da noite, as temperaturas caem de forma mais significativa no Planalto Sul e áreas da região Oeste.

+

Tempo