Semana começa com sol, calor e pancadas de chuva em SC

Maior parte da segunda (22) será de tempo aberto e temperaturas altas; no fim da tarde, pode ter chuvas com raios e trovoadas

As condições de sol e calor se mantêm no início desta semana em todo o Estado de Santa Catarina. A segunda-feira (22) é marcada por sol com poucas nuvens na maior parte do dia e temperaturas elevadas.

Algumas típicas pancadas de chuvas localizadas, acompanhadas de raios e trovoadas, também são esperadas a partir do fim da tarde no Estado, de acordo com a previsão da Epagri/Ciram.

Sol, coqueiro, céu abertoSemana começa com calor e tempo aberto em Santa Catarina – Foto: Jean Balbinotti/ND

Um sistema de alta pressão (massa de ar seco) no Sul do Brasil e formação de áreas de instabilidade deixam o dia quente com chances de chuvas.

As pancadas, com trovoadas e raios, devem ocorrer a partir da tarde, especialmente nas regiões Oeste, Meio-Oeste, e em todo o Litoral catarinense.

O vento sudeste, com variações de noroeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de leste nas demais regiões, será de intensidade fraca a moderada, com rajadas no Litoral Sul.

O calor mais forte deve ser registrado nas regiões do Litoral Norte, Litoral Sul e Vale do Itajaí.

Confira as temperaturas máximas para cada região:

  • Litoral Norte: 36°C
  • Planalto Norte: 33°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 33°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 30°C
  • Vale do Itajaí: 34°C
  • Litoral Sul: 35°C
  • Planalto Sul: 28°C
  • Meio-Oeste: 31°C
  • Oeste: 31°C
  • Extremo-Oeste: 34°C

Alerta para aglomerações

As aglomerações registradas em praias no período de Carnaval, e a explosão de casos de Covid-19 no Estado causam preocupação. No último final de semana, praias catarinenses ficaram lotadas.

Praia do Campeche, no Sul da Ilha, ficou lotada neste domingo (20) – Foto: Leo Munhoz/NDPraia do Campeche, no Sul da Ilha, ficou lotada neste domingo (20) – Foto: Leo Munhoz/ND

Estado atingiu o momento mais grave desde o início da pandemia, com superlotação de hospitais em Florianópolis e outros municípios.

De acordo com a assessoria da SES (Secretaria de Estado de Saúde), até esta segunda-feira (22) as portarias que definem os protocolos de segurança contra a doença continuam as mesmas.

Na última semana, as restrições impostas pelo governo estadual e prefeituras para evitar a transmissão do coronavírus não foram suficientes para evitar aglomerações no período de carnaval.

Autoridades locais registraram ocorrências nas cidades de Florianópolis, São José, Imbituba, São Francisco do Sul e Garopaba.

+

Tempo