Sequência de massa de ar polar faz SC registrar temperaturas negativas neste sábado

A menor temperatura no Estado foi registrada Urupema, na Serra, com -2,1°C

A amanhecer deste sábado (8) de primavera foi bastante atípico em Santa Catarina. Cidades do Planalto Serrano e da região Oeste do Estado chegaram a marcar temperaturas negativas com geada intensa no começo da manhã. A menor temperatura no Estado foi registrada Urupema, na Serra, com -2,1°C  marcados no termômetro da Epagri/Ciram.

Urupema teve a menor temperatura do Estado neste sábado, com -2°C - Prefeitura de Urupema/ Divulgação/ ND
Urupema teve a menor temperatura do Estado neste sábado, com -2°C – Prefeitura de Urupema/ Divulgação/ ND

De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, o frio atípico nesta época do ano é resultado de uma sequência de massa de ar polar que entrou no Estado durante a semana, fazendo com que as temperaturas caíssem drasticamente.

“Em dias calmos, a terra perde calor para o espaço e o ar frio fica mais denso, pesado, fazendo com que caia do alto para as baixadas. Por isso as menores temperaturas hoje foram nos lugares mais baixos”, explica.

Ainda segundo Coutinho, a entrada de massas polares em Santa Catarina é comum ainda nessa época do ano, mas não de forma tão intensa. “A temperatura extremamente baixa de hoje fez cidades baterem recordes para o mês dezembro. Em 47 anos não tínhamos frio tão forte. A última vez que chegou a temperatura tão baixa assim foi em 1971, com 1,4°C, em São Joaquim”, comenta.

Camadas de gelo se formaram sobre gramados e carros que ficaram ao relento na Serra - Prefeitura de Urupema/ Divulgação/ ND
Camadas de gelo se formaram sobre gramados e carros que ficaram ao relento na Serra – Prefeitura de Urupema/ Divulgação/ ND

Em Florianópolis, a estação particular do Sítio Três Meninas, no bairro Ratones, chegou a marcar 11,5°C no começo da manhã. No Norte da Ilha, na estação Carijós, da Epagri/Ciram, os termômetros registraram 11,9°C, sendo que o normal para esta época do ano seria por volta das 17°C.

Este sábado teve o quinto registro de geada do mês na região da Serra. Os outros aconteceram entre segunda (3) e quinta-feira (6).  A previsão, segundo Coutinho, é que o frio atípico se repita ainda no amanhecer de domingo (9), com temperaturas mínimas entre -2°C e 0°C na Serra e de 11°C a 13°C na Capital catarinense. A partir da tarde de segunda-feira (10), a tendência é que o calor volte a predominar.

Geada intensa marcou o começo da manhã em cidades da Serra neste 8 de dezembro - Prefeitura de Urupema/ Divulgação/ ND
Geada intensa marcou o começo da manhã em cidades da Serra neste 8 de dezembro – Prefeitura de Urupema/ Divulgação/ ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...