SC terá sexta de sol, mas ciclone ocasionará rajadas de vento e ressaca

Fenômeno não deve deixar estragos, mas deve agitar o tempo na parte litorânea; tempo seguirá firme, mas litoral Sul e Norte podem ter chuvas no início do dia

Após dias de tempo instável e com temporais, Santa Catarina deve ter uma sexta-feira (5) calma, de tempo ameno e sol entre nuvens.

Tanto o Litoral Sul quanto o Litoral Norte podem registrar sol com chuva no início do dia.

Apesar do dia de sol, orientação é evitar praias, já que a ressaca marítima pode ocasionar ondas de até 3,5 metros – Foto: Daniel Queiroz/NDApesar do dia de sol, orientação é evitar praias, já que a ressaca marítima pode ocasionar ondas de até 3,5 metros – Foto: Daniel Queiroz/ND

Justamente a porção Norte pode ter um dia um pouco mais quente, com máximas perto dos 30°C, enquanto todo o restante do Estado fica com no máximo 26°C.

Apesar da situação atípica nos últimos dias, não há indicativo de temporais, mas a Grande Florianópolis, Litoral Sul e Planalto Sul devem ter rajadas de vento mais forte do que o normal, na casa dos 70km/h.

Isso ocorre em virtude do ciclone extratropical, mas não deixou nenhuma ocorrência, pois está distante da costa, sendo completamente diferente do fenômeno que assolou o Estado em junho do ano passado.

A parte costeira do Estado deve ter risco moderado para desastres, ao passo que o restante terá risco baixo, segundo a Defesa Civil:

Previsão para a sexta (5) com atuação de ciclone extratropical – Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/NDPrevisão para a sexta (5) com atuação de ciclone extratropical – Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/ND

A previsão é que, inclusive, os próximos dias sejam mais amenos, com tempo mais firme e ensolarado na maioria das regiões. Pancadas de chuva podem retornar somente na segunda (8).

Situação marítima deve ser afetada

Durante a sexta (5), se prolongando até sábado (6), o litoral catarinense terá mar agitado e risco de ressaca.

A formação do ciclone é o principal fator de influência, e deve afetar do litoral gaúcho até a Grande Florianópolis, com ondas de até 3,5m na costa catarinense.

Com isso, a recomendação das autoridades é evitar praias, pesca e atividades como pedalar em orlas.

A ressaca pode, inclusive, afetar alguma residências e edificações com risco de erosão, além de danificar ou pôr em risco embarcações.

Confira as temperaturas previstas para sexta (5):

Litoral Norte: 18°C/31°C

Planalto Norte: 11°C/26°C

Grande Florianópolis Litorânea: 19°C/27°C

Grande Florianópolis Serrana: 12°C/27°C

Vale do Itajaí: 12°C/29°C

Litoral Sul: 13°C/27°C

Planalto Sul: 4°C/21°C

Meio-Oeste: 10°C/24°C

Oeste: 11°C/24°C

Extremo-Oeste: 12°C/26°C

+

Tempo