‘Shelf cloud’: nuvem assustadora é avistada em cidades de SC

Após a chegada de uma nuvem que já se tornou conhecida no litoral catarinense, a shelf cloud, houve chuva intensa em diversas regiões

O final da tarde deste domingo (17) veio com um temporal intenso em Florianópolis e nas cidades vizinhas. Além disso, outro fenômeno ocorreu logo antes: a formação de uma nuvem do tipo shelf cloud.

nuvem do tipo shelf cloud registrada em Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha – Foto: João Cavalazzi/Divulgação/NDnuvem do tipo shelf cloud registrada em Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha – Foto: João Cavalazzi/Divulgação/ND

Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, a shelf cloud é altamente tempestuosa, podendo provocar raios, trovoadas e até queda de granizo.

“Esse é o tipo de nuvem que chamamos de shelf cloud. É uma nuvem que provoca chuva, pancada, trovoada, raio, e muitas vezes, granizos, tornados, e microexplosões. É uma nuvem altamente tempestuosa e destrutiva, principalmente em situações de praia”, explica o meteorologista da Epagri/ Ciram, Marcelo Martins.

Também houve o registro dessa mesma nuvem em outras cidades, como em Porto Belo:

O tempo instável também foi registrado mais cedo em outras regiões, como em Blumenau, no Alto Vale do Itajaí. No Sul do Estado, o forte temporal chegou a causar lentidão no trânsito na BR-101, entre os municípios de Capivari de Baixo e Pescaria Brava, no Litoral Sul.

Em dezembro de 2020, uma formação semelhante foi registrada na praia dos Açores, no Sul da Ilha de Santa Catarina. Outras parecidas foram registradas em diferentes pontos, no meio da tarde, em Florianópolis, São José e Palhoça à época.

+

Tempo