Shelf Cloud: veja a chegada de nuvem gigante na Grande Florianópolis

Imagem foi gravada no final da tarde desta quarta-feira (3), no Morro da Cruz, em Florianópolis. Temporais atingiram várias regiões de SC

Bastaram poucos minutos para que uma grande nuvem sobre a região da Grande Florianópolis transformasse o final de tarde em um escuridão. As imagens foram gravadas no alto do Morro da Cruz, na Capital pelo cinegrafista da NDTV, Gabriel Vieira. Um grande temporal se formou sobre as cidades da região nesta quarta-feira (3). Até às 18h30 não havia registro de danos ou afetados pelos temporais.

Nuvem Shelf Cloud em Florianópolis – Foto: Gabriel Vieira/NDTVNuvem Shelf Cloud em Florianópolis – Foto: Gabriel Vieira/NDTV

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, esta nuvem é do tipo shelf cloud ou prateleira, a mesma que tem se formado em outras ocasiões na Grande Florianópolis.

Ele explica que esta nuvem geralmente está associada a uma célula convectiva, formada principalmente pelo calor e umidade, e associada a ventos fortes de curta duração.

Além disso, Scheuer lembra que a identificação deste tipo de nuvem é fácil porque geralmente é formada pelas estrias ou franjas mais ativas. “Pode provocar temporais, embora de menor intensidade, por conta da estrutura desse tipo de nuvem”, reforça o meteorologista.

Confira as imagens do cinegrafista da NDTV Gabriel Vieira:

Temporais em Santa Catarina

Outras cidades também foram atingidas por temporais ao longo desta quarta. Em Brusque, a Defesa Civil atendeu 10 ocorrências em uma hora de chuva, com acumulado de 41 mm.

Na vizinha Blumenau, também houve pontos de alagamento. De acordo com informações do AlertaBlu, apenas na última hora caíram cerca de 60 milímetros de chuva na região da rua Araranguá.

A chuva torrencial que caiu em Chapecó provocou alguns pontos de alagamentos e o rio que corta o bairro Jardim Itália transbordou e a água escura invadiu as ruas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Tempo