Sobe o número de cidades em alerta máximo para chuvas em SC

Acumulado pode passar dos 100 milímetros no Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte e Grande Florianópolis até sexta-feira (22); risco de desmoronamentos e enxurradas segue elevado

O risco de deslizamentos e enxurradas é muito alto, segundo a Defesa Civil, em pelo menos seis regiões de Santa Catarina, por causa das chuvas volumosas no Estado. O alerta vale até sexta-feira (22).

Desmoronamento no Norte da IlhaNa região de Ponta das Canas, no Norte de Florianópolis, o muro de uma pousada desmoronou em decorrência das chuvas  – Foto: Ana Vaz/Divulgação/ND

Toda a área do Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí está em observação máxima. Grande parte das regiões da Grande Florianópolis, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí também apresentam alto risco de desmoronamentos, alagamentos e enxurradas – conforme dados divulgados pela Defesa Civil.

O último boletim emitido pelo órgão, na quarta-feira (20), colocava em alerta máximo apenas o Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte e partes do Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Os acumulados já passam de 140 milímetros, nas últimas 72h, no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto e Litoral Norte.

Previsão

Até a noite de sexta-feira (22), não se descarta chuva intensa, com concentrações altas em um curto espaço de tempo. O acumulado pode passar dos 100 milímetros no Vale do Itajaí, Planalto e Litornal Norte e Grande Florianópolis.

Mapa de alerta da Defesa CivilAumenta o número de regiões em alerta, segundo a Defesa Civil – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Nas regiões em laranja do mapa, o risco ainda é alto para ocorrências. As demais áreas estão sob observação.

Volumes registrados

De acordo com o monitoramento da Defesa Civil divulgado por volta das 10h desta quinta-feira, Florianópolis é o município com o maior volume de precipitação registrado nas últimas 24 horas, com 127 milímetros.

Garopaba, no Litoral Sul, aparece em segundo, acumulando 126 milímetros desde a quarta-feira (20). No município de Benedito Novo, no Vale do Itajaí, 113 milímetros de chuva foram reportados nas últimas 24 horas.

Orientações

A Defesa Civil orienta que, em casos de emergência, deve-se entrar em contato com o órgão pelo número 199 ou através do 193 para contato com os bombeiros.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Tempo