Sobe para 26 o número de cidades em situação de emergência após as chuvas em SC

Dados foram divulgados pela Defesa Civil de Santa Catarina; outros dois municípios devem ainda decretar situação de emergências nos próximos dias

De acordo a Defesa Civil de Santa Catarina, 26 cidades decretaram situação de emergência após as fortes chuvas que assolaram o Estado na última semana. Conforme o informativo, outros dois municípios – Benedito Novo e São Domingos – ainda devem entrar no parâmetro.

Diversas cidades catarinenses registraram pontos de alagamentos por conta das intensas chuvas – Foto: Divulgação/NDDiversas cidades catarinenses registraram pontos de alagamentos por conta das intensas chuvas – Foto: Divulgação/ND

Entre as cidades que já possuem o decreto emitido, estão:

Ao todo, até o momento, foram encaminhados 2.069 itens de assistência para os municípios de Rio do Sul, Laurentino, Forquilhinha, Rio do Oeste, Anitápolis, Lages e Grão Pará. Entre os produtos, estavam água potável, cesta básica de alimentos para 7 dias, colchão de casal e de solteiro, bem como kits de acomodação, de higiene pessoal e de limpeza doméstica.

Ocorrências nos municípios

Foi atualizado para 121 o número de municípios afetados pelas chuvas que atingiram o Estado desde o dia 2 de maio. Foram notificadas três mortes, sendo duas em São Joaquim, quando as vítimas tentavam passar por áreas inundadas com seus veículos. Outra ocorreu em Urubici, onde um homem foi arrastado pela enxurrada.

Até o momento, 7.100 pessoas permanecem desalojadas em Santa Catarina e outras 518 seguem desabrigadas. Um total de 44 mil pessoas foram afetadas, conforme dados informados pelas Coordenadorias Municipais de Proteção da Defesa Civil.

Nível amarelo

O CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres) ainda permanece em nível amarelo para as ações de monitoramento e preparação das equipes para possíveis acionamentos de ocorrências por Santa Catarina.

As Coordenadorias Regionais de Defesa Civil de Tubarão, Criciúma e Araranguá operam em nível laranja, com a ativação dos GRAC Regionais (Grupo de Ações Coordenadas) em apoio à tomada de decisão e resposta aos municípios afetados.

Não há atuação de nenhum fenômeno meteorológico no Estado e os rios estão voltando ao seu nível de normalidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...