Sol será “artigo de luxo” desta primeira semana de fevereiro

Segundo a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram, SC terá um final de semana para aproveitar o sol; na próxima semana, a condição de chuva retorna

Quem está se programando para ir à praia no final de semana em SC, está diante de uma ótima notícia: a temperatura estará lá em cima no litoral e também no interior. Segundo a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram, a primeira semana de fevereiro será “diferente das demais”, ou seja, o tempo não continua firme durante todo o mês.

Sol do final de semana deve levar o catarinense a praiaMatéria continha informações referentes a instalação de bandeiras informando a ocupação das praias em Santa Catarina – Foto: Arquivo/Mauricio Vieira/Secom/Divulgação/ND

“Que as pessoas aproveitem essa semana, porque está sendo bem diferente da segunda quinzena de janeiro, que foi bem chuvosa e teve recordes para valores de chuva. Principalmente o litoral foi mais afetado, com valores grandes de chuva”, explica a meteorologista.

Neste vídeo, Laura Rodrigues traz mais detalhes sobre a previsão do tempo dos próximos dias no Estado. Confira:

Semana com menos chuva em SC

A previsão do tempo em SC para a primeira semana de fevereiro está bem diferente do que os catarinenses presenciaram em janeiro. De acordo com Laura, em algumas localidades do Litoral Norte e Grande Florianópolis, choveu mais que o dobro da média climatológica de janeiro, que é de 200 a 250 mm.

“Agora foi uma trégua [de chuva] mesmo. Na quarta-feira (3), teremos uma frente fria, mas a chuva é mais à tarde e à noite. Depois disso, a sexta-feira e o final de semana serão de sol”, antecipa Laura.

Ela ressalta que, principalmente a sexta-feira (5), será um dia mais seco, porém, com queda na temperatura, porque teremos dois a três dias de vento sul, a partir de quinta-feira (4).

“Começa na quinta-feira o vento sul. Na quarta passa uma frente fria acompanhada de chuva e frio à noite. Depois entra o vento sul, dando uma boa amenizada na temperatura e diminuindo o calor forte”, explica a meteorologista.

Previsão do tempo para a próxima semana

Para Laura Rodrigues, a primeira semana de fevereiro é especial por um motivo bem simples: talvez seja a única em que a chuva dê mais trégua, em especial nos municípios da faixa que vai do litoral até o norte do Estado.

Na próxima semana, o interior de SC ainda terá sol, mas no Litoral, o tempo volta a apresentar nebulosidade, ficando propenso a chuva. A expectativa é de que a chuva volte ao litoral e, na segunda quinzena de fevereiro, pode chover acima da média na região novamente.

Verão comprometido

Excetuando a semana atual, os catarinenses não vivenciaram, ainda, um verão com cara de verão, ou seja, com bastante sol, praia e aquela típica e rápida pancada de chuva no entardecer, amenizando o calor.

“O ano de 2020 foi de pouca chuva, principalmente no outono e primavera. O que mais se falou em 2020 foi na estiagem e, esse ano, começou bem diferente. Ainda se espera um fevereiro com bastante chuva, principalmente no litoral”, diz Laura.

Risco para desastres

A chuva que caiu em janeiro nas cidades catarinenses deixou uma série de estragos, de alagamentos com danos materiais, a mortes.

A chuva trouxe preocupação, medo e provocou tragédias. Segundo Laura Rodrigues, é preciso manter o alerta em relação a fevereiro.

Deslizamento de terra matou mãe e filha soterradas em Florianópolis, no dia 24 de janeiro – Foto: Defesa Civil de Florianópolis.Deslizamento de terra matou mãe e filha soterradas em Florianópolis, no dia 24 de janeiro – Foto: Defesa Civil de Florianópolis.

“O 24 de janeiro de 2021 foi bem diferente, choveu um mês em um dia, algo semelhante ao que ocorreu em 2018 em Jurerê [bairro do Norte da Ilha]”, lembra Laura.

Laura não descarta que o fenômeno se repita:

“Janeiro e fevereiro são os meses mais propícios a esse tipo de evento. Essa condição especial, que ocorreu em 2018 e se repetiu em janeiro de 2021, pode voltar a acontecer em fevereiro. Não podemos descartar”, ressalta a meteorologista.

Então, anota aí: na quarta (3), a passagem de uma frente fria pode trazer chuva no período entre a tarde de quarta (3) e a manhã de quinta (4).

Na quinta (4), o tempo começa a melhorar e a expectativa é de tempo limpo e sol na sexta (5), em grande parte do Estado. O sol também aparece no final de semana, porém, com possíveis pancadas de chuva à tarde.

Na próxima semana, de 7 à 11  de fevereiro, o sol vai predominar no interior do Estado. No litoral, a condição de chuva volta a aparecer, justamente entre a Grande Florianópolis e o litoral norte.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Tempo