Sul de SC passa a registrar ocorrências de deslizamentos com chuva volumosa

Norte e Vale foram as regiões mais afetadas, demais regiões do Estado tiveram famílias desalojadas com tempo hostil

Com a alta de chuvas nos últimos dias, o número de deslizamentos e inundações aumentou drasticamente em Santa Catarina. Durante esta quinta-feira (21), três ocorrências na região Sul chamaram atenção.

Ocorrência em Orleans deixou uma família desalojada – Foto: Divulgação/Defesa Civil/NDOcorrência em Orleans deixou uma família desalojada – Foto: Divulgação/Defesa Civil/ND

Apesar de o acumulado dos últimos dias ser de aproximadamente de 30mm no entorno, o tempo hostil foi suficiente para abrir uma cratera em Cocal do Sul, próximo à divisa com Siderópolis.

Em Orleans, foi registrado um deslizamento que ocasionou queda de muro de uma residência, deixando a casa em altíssimo risco.

A Defesa Civil, então, teve que retirar a família do local – “Tivemos que tirar a família da Casa, desalojá-la. Eles foram colocados em aluguel social pela prefeitura”, relata o coordenador regional de Defesa Civil, Rosinei da Silveira.

Além disso, deslizamentos de terra também foram registrados em Lauro Muller, município que não possui uma Defesa Civil estruturada, uma COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil).

Na cidade, outra família também teve que ser desalojada, já que residia em local de risco.

Dois adultos e uma criança foram realocados para casa de um parente após o ocorrido.

Além dos ocorridos no Sul, cidades como Joinville, Blumenau e outros municípios que ficam entre o Norte e o Vale do Itajaí também registram ocorrências, cuja maioria é de inundações.

O indicativo é de que a chuva volumosa siga no mínimo, até sexta (22), segundo a Defesa Civil. Os maiores acumulados devem ser na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte.

+

Tempo