Superlua Rosa: saiba que horas o fenômeno será visto no céu nesta segunda-feira

Entenda o que é o evento astronômico conhecido como "Superlua", que aparecerá maior e mais brilhante nesta noite

Amantes dos eventos astronômicos, marquem na agenda: a partir das 18h desta segunda-feira (26) o céu terá uma “Superlua”. O fenômeno chama a atenção porque o satélite natural fica no seu ponto máximo de aproximação com a Terra, fazendo com que pareça maior e mais brilhante. Neste mês, a Lua recebe um complemento no nome, podendo ser chamada de “Superlua Rosa”.

"Superlua" deve encantar a partir desta segunda-feira (26)“Superlua” deve encantar a partir desta segunda-feira (26) – Foto: Carol Debiasi/ND

Segundo o pesquisador Diego de Bastian, esse é o instante em que a Lua Cheia coincide com seu perigeu, que é justamente o “momento em que ela está mais próxima da Terra”. Essa coincidência é considerada comum e acontece com periodicidade na órbita.

A Superlua começa a se tornar visível às 18h e, à meia-noite, estará 100% iluminada. O momento máximo de aproximação da Lua à Terra, no entanto, acontece só ao meio-dia desta terça-feira (27).

“O que a gente vai conseguir notar é que a Lua vai estar um pouquinho mais clara. Isso é devido à aproximação da Lua com a Terra”, explica o pesquisador.

Lua Rosa não muda de cor

Apesar da cor associada ao nome o elemento rosado da “Superlua Rosa” não chega a ser literal. O astrônomo garante que o satélite natural não vai mudar de cor e que se trata de uma questão que remete a culturas tradicionais.

Superlua em São PauloSuperlua poderá ser vista em todo o Brasil – Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas/Divulgação/ND

“É uma uma comemoração dos povos do hemisfério Norte, que marca as primeiras Luas Cheias da chegada da primavera”, conta Bastian. Segundo ele, é um período de comemoração pela diminuição da neve e o ressurgimento da vegetação.

“O que acontece com essa Lua Rosa é que ela está coincidindo com uma Lua de Perigeu, que o pessoal popularmente chama de ‘Superlua'”, explica. A mudança natural poderá ser vista em todo o país. Por isso, prepare-se.

+

Tempo

Loading...